Pelo fruto se conhece a árvore: o uso de metáforas como recurso argumentativo no discurso bíblico

Autores

  • Mário Sérgio Batista IGREJA PRESBITERIANA DE ITAQUERA

Resumo

Com uma proposta diferente de análise aos textos bíblicos, o presente artigo trabalha o texto registrado no Evangelho de São Mateus 12. 33-34. Para tanto, utiliza teóricos da área da Análise do Discurso e da Semântica Argumentativa, como: Fiorin, Koch, Maingueneau e Orlandi, dentre outros. Propõe o tema: “Pelo fruto se conhece a árvore”: O uso de metáforas como recurso argumentativo no discurso bíblico, para abordar a questão de como o sujeito-enunciador Jesus Cristo se coloca em seu discurso diante dos seus enunciatários por meio de metáforas para legitimar o seu discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Sérgio Batista, IGREJA PRESBITERIANA DE ITAQUERA

O autor bacharel em Teologia pelo Seminário Rev. José Manoel da Conceição/SP; bacharel e licenciado em Letras – Português/Espanhol pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; especialista em Gêneros Discursivos pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; professor de Sociologia da Religião e Teologia Sistemática, da Faculdade Cristã Teológica de São Paulo. Atualmente é aluno do curso de pós-graduação Stricto Sensu “Letras” da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e pastor da Igreja Presbiteriana de Itaquera.

Downloads

Publicado

2010-03-20

Como Citar

Batista, M. S. (2010). Pelo fruto se conhece a árvore: o uso de metáforas como recurso argumentativo no discurso bíblico. Revista Ciências Da Religião - História E Sociedade, 8(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cr/article/view/1792

Edição

Seção

Artigos