Contribuições da educação religiosa à tolerância
Resumo
Este artigo sustenta que o ensino religioso implica contradições e desafios. Entre os desafios está a questão da metodologia e da praticidade desse tipo de ensino. Nesse sentido, é preciso utilizar dois modelos básicos de educação, implantados pela igreja primitiva e pela Reforma Protestante: educação como abertura ao diálogo e educação como direito de todos à leitura da Bíblia e da vida. A partir desses modelos, pode-se pensar a tolerância. Essa é uma das contribuições que a educação religiosa pode dar à sociedade contemporânea. Porém, ela só cumprirá esse papel se adotar as novas pedagogias que promovem a aceitação do outro. Com isso, a tolerância será uma realidade na educação religiosa, desde que não falte diálogo, integração e afetividade. Com mudanças de paradigmas, um ambiente de diálogo e o fortalecimento do religioso, a educação religiosa fará uma enorme diferença na promoção do respeito ao outro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. Todos os autores mencionados acima participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. Todos os autores revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Ciências da Religião - História e Sociedade, após a preparação e revisão da Editora Mackenzie, responsável pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Ciências da Religião - História e Sociedade com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
A Revista "Ciências da Religião - História e Sociedade" tem o copyright dos trabalhos publicados em suas páginas, sendo que qualquer reprodução em outros veículos, desde que autorizados pelos/as autores/as, deverá dar os créditos correspondentes à Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. As opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores.