Religiosos e cientistas da natureza: reflexões filosóficas e metodológicas sobre Rogério Bacon e Francis Bacon

Autores

Resumo

Desde os iluministas do século XVIII, a ciência passou por um processo de crescente racionalismo com separação do conhecimento religioso. Entretanto, o desenvolvimento da Ciência Moderna ocorreu graças à coragem de religiosos na aplicação de experimentos e busca da verdade na prática para melhoria da qualidade de vida. Esta filosofia está presente nas obras de Rogério Bacon e Francis Bacon, sendo necessária, nos dias atuais, uma reflexão para reaproximar o conhecimento racional e científico do conhecimento religioso com o respeito pela natureza. Os estudos em Geografia Física garantem a compreensão e interpretação da natureza pelo desenvolvimento de experimentos e estudos de campo para monitorar as mudanças na dinâmica natural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alyson Bueno Francisco, Universidade Estadual Paulista Campus Experimental de Ourinhos

Graduado em Geografia com Licenciatura Plena (2007) e Bacharelado (2008), Mestre em Geografia (2011) e Doutor em Geografia (2017) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Campus de Presidente Prudente. Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo nas modalidades de iniciação científica, mestrado e doutorado. Atuou em tutoria no ensino à distância em cursos de especialização lato-sensu e como técnico em órgão público municipal. Possui autoria individual em 3 livros, 8 artigos e 4 capítulos de livros. Atua em pesquisas na área de Geografia Física, com ênfase em erosão urbana, monitoramento de perdas de solo, experimentos de controle de erosão, cartografia em grandes escalas e metodologia da ciência.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Francisco, A. B. (2018). Religiosos e cientistas da natureza: reflexões filosóficas e metodológicas sobre Rogério Bacon e Francis Bacon. Revista Ciências Da Religião - História E Sociedade, 15(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cr/article/view/10949

Edição

Seção

Artigos