Religiosos e cientistas da natureza: reflexões filosóficas e metodológicas sobre Rogério Bacon e Francis Bacon
Resumo
Desde os iluministas do século XVIII, a ciência passou por um processo de crescente racionalismo com separação do conhecimento religioso. Entretanto, o desenvolvimento da Ciência Moderna ocorreu graças à coragem de religiosos na aplicação de experimentos e busca da verdade na prática para melhoria da qualidade de vida. Esta filosofia está presente nas obras de Rogério Bacon e Francis Bacon, sendo necessária, nos dias atuais, uma reflexão para reaproximar o conhecimento racional e científico do conhecimento religioso com o respeito pela natureza. Os estudos em Geografia Física garantem a compreensão e interpretação da natureza pelo desenvolvimento de experimentos e estudos de campo para monitorar as mudanças na dinâmica natural.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. Todos os autores mencionados acima participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. Todos os autores revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Ciências da Religião - História e Sociedade, após a preparação e revisão da Editora Mackenzie, responsável pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Ciências da Religião - História e Sociedade com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
A Revista "Ciências da Religião - História e Sociedade" tem o copyright dos trabalhos publicados em suas páginas, sendo que qualquer reprodução em outros veículos, desde que autorizados pelos/as autores/as, deverá dar os créditos correspondentes à Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. As opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores.