O Conselho Paroquial: O "Outro" e a solidariedade como um valor
Resumo
Resumo:Este trabalho é um desdobramento de uma pesquisa de Pós-Doutorado em Ciências da Religião, iniciada em outubro de 2015 e concluída em abril de 2017, junto a Universidade Presbiteriana Mackenzie. A investigação teve por título O CONSELHO PAROQUIAL COMO UM LOCUS DE CONSTRUÇÃO DO SUJEITO POLÍTICO: Uma experiência da Diocese de Nova Iguaçu na década de 2000. Vale destacar que Jürgen Habermas foi a principal referência teórica dessa pesquisa. Considerando o exposto, o presente artigo, trata de dois pontos: 1) Na teoria do agir comunicativo, elaborada pelo filósofo e sociólogo de Dürseldorf, a categoria “Outro” ocupa um lugar central. Habermas vai se concentrar na própria estrutura da linguagem. Nela, encontra-se sempre um Eu (Ego) e um Tu (Alter). Desenvolvendo sua linha de raciocínio, amparado nesse percurso por vários teóricos como John Langshaw Austin e John Searle, responsáveis pela elaboração da teoria dos atos de fala, ou Ludwig Wittgenstein e a teoria dos jogos de linguagem, o pensador alemão vai mostrando o potencial emancipatório da razão comunicativa; 2) A questão de saber se é lícito ou não à religião atuar no espaço público. Ela é aqui analisada à luz da filosofia da religião de Habermas norteada pela categoria “solidariedade”.
Palavras-chave: Conselho Paroquial. Outro. Solidariedade. Religião. Esfera Pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. Todos os autores mencionados acima participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. Todos os autores revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Ciências da Religião - História e Sociedade, após a preparação e revisão da Editora Mackenzie, responsável pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Ciências da Religião - História e Sociedade com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
A Revista "Ciências da Religião - História e Sociedade" tem o copyright dos trabalhos publicados em suas páginas, sendo que qualquer reprodução em outros veículos, desde que autorizados pelos/as autores/as, deverá dar os créditos correspondentes à Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. As opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores.