A reforma chega à América: o pioneirismo da França Antártica

Autores

  • Euler Renato Westphal Univille
  • Arlindo Ferretti Júnior Univille
  • Roberta Barros Meira Univille

Resumo

O presente artigo pretende investigar o desenvolvimento do processo de expansão protestante no Brasil, a partir da experiência da França Antártica. Traça para isso um perfil de três importantes atores: Nicolas Durand de Villegagnon - líder da colônia - e dos cronistas André Thevet - frade católico - e Jean de Léry - pastor protestante. Numa perfeita síntese da Europa quinhentista, a colônia da França Antártica representa o encontro da expansão marítima e da Reforma Protestante, motivadores essenciais das transformações econômicas e culturais do século XVI. O trabalho levanta questões relativas ao início do projeto missionário calvinista que se deu com a primeira empreitada colonial francesa na América. Por fim, procura apontar, em meio à polêmica que a cerca, a sua fundamental importância para a história do protestantismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Euler Renato Westphal, Univille

Possui graduação em Teologia - Missions Seminar Pilgermission St. Chrischona (1982), Suíça, Bacharelado em Teologia pela Escola Superior de Teologia - São Leopoldo, RS e doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia ? São Leopoldo, RS (1997). Atualmente, é professor titular da Faculdade Luterana de Teologia (FLT), em São Bento do Sul-SC, e professor titular da Universidade da Região de Joinville-SC (UNIVILLE). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em confessionalidade luterana. Atua principalmente nos seguintes temas: Teologia Protestante, Ética e Bioética, Hermenêutica e Patrimônio Cultural e Sociedade. Publicou cinco livros. Os temas tratam sobreTeologia Protestante, Teologia da Libertação, Bioética, bem como Filosofia da Ciência, Pensamento Contemporâneo e Hermenêutica. Atua na linha de pesquisa ?Patrimônio e Memória? do Mestrado em ?Patrimônio Cultural e Sociedade? da UNIVILLE. É líder do grupo de pesquisa "Epistemologia do patrimônio: entre sacralidade e secularização ",Também faz parte do grupo de pesquisa ?Teologia pública em perspectiva latino-americana?, da Escola Superior de Teologia (EST), São Leopoldo-RS, onde encerrou as pesquisas de pós-doutoramento em 2015. O seu projeto de pesquisa na UNIVILLE intitula-se "A imaterialidade do progresso material: uma interpretação teológica da cultura protestante na cidade de Joinville-SC". Apresentou resultados dessa pesquisa em Congresso Internacional "Reformation heute" (Reforma Hoje), na Wartburg, em Eisenach, Alemanha, em junho de 2013, referente à comemoração dos 500 anos da Reforma Protestante. Em janeiro a fevereiro de 2012, bem como em junho e julho de 2015, atuou como professor convidado na Friedrich-Schiller-Universität, na cidade de Jena, Alemanha. O foco de sua atuação como professor consistiu em abordagens sobre Teologia, Hermenêutica, Cultura e Antropologia Cultural. Em junho-julho de 2015 atuou como pesquisador nas Faculdades de Teologia e de Ciências Sociais e Comportamentais da Universidade Friedrich Schiller de Jena(Friedrich-Schiller-Universität Jena) 

Arlindo Ferretti Júnior, Univille

Mestrando do Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade - Universidade da Região de Joinville-SC (UNIVILLE), Licenciado em História pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e foi bolsista do CNPQ

Roberta Barros Meira, Univille

Bacharel e licenciada em Historia pela Universidade Federal Fluminense (2005), mestrado e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Docente do Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade e do Departamento de História da Universidade da Região de Joinville - Univille. Tem experiência na área de História do Brasil, com estudos no campo do patrimônio ambiental e políticas agrícolas.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Westphal, E. R., Ferretti Júnior, A., & Meira, R. B. (2018). A reforma chega à América: o pioneirismo da França Antártica. Revista Ciências Da Religião - História E Sociedade, 15(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cr/article/view/10169

Edição

Seção

Artigos