O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

A Revista CADE aceita submissões de artigos científicos das áreas de Contabilidade, Administração, Direito e Economia.

Os manuscritos deverão ser formatados no editor Word for Windows 6.0 ou superior, formato A4, em espaçamento 1,5, fonte Times New Roman, corpo 12, margens superior e esquerda 3 cm e inferior e direita 2 cm, não podendo exceder 30 páginas, contemplando todos os elementos (folha de rosto, resumo, abstract, corpo do texto, referências e apêndices).

As figuras, tabelas ou quadros devem ser apresentados no próprio corpo do texto do artigo, próximo do local onde estão sendo mencionados (arquivo principal). Além disso, as figuras, tabelas e quadros, inseridos no texto, devem ser disponibilizados separadamente, cada um em um arquivo suplementar separado, no formato fonte do software no qual foram gerados. Esses arquivos devem ser submetidos  juntos com o arquivo principal. Os arquivos suplementares devem conter no máximo 1MB.

O número máximo de autores por artigo é 5. Não é permitido alterações na autoria dos artigos ao longo do processo editorial.

Os arquivos e o conteúdo do texto e das figuras, tabelas e quadros não devem conter identificação do autor ou dos co-autores. Caso seja possível identificar o autor ou os co-autores o artigo será rejeitado.

Recursos especiais de edição como sublinhado, hifenização, macros, recuos etc. devem ser evitados. O Itálico deve ser reservado para palavras em língua estrangeiras. Destaque de palavras e símbolos deve ser feito em negrito.

Os títulos e subtítulos devem ser escritos em negrito e não devem ser longos, ocupando no máximo duas linhas.

Notas devem ser usadas o menos possível. Quando usadas, devem ser colocadas no rodapé. Elas devem ser numeradas sequencialmente ao longo do corpo do texto.

A apresentação do manuscrito (o qual conterá o corpo do texto e será submetido no arquivo principal) deve seguir o seguinte formato:

  • Folha de rosto não identificada: Título em português seguido pelo resumo em português. O resumo deve ser justificado e em bloco único, contendo no mínimo 45 e no máximo 56 palavras. O resumo deve ser escrito de forma concisa e clara. Ele deve conter: o objetivo da pesquisa; a base teórica adotada; a metodologia e a abordagem adotadas (quando adequado);o escopo teórico e empírico; os principais resultados encontrados na análise dos dados (quando adequado); implicações práticas, ou seja, quais mudanças devem ser feitas na prática como resultado da pesquisa (se houver); implicações sociais da pesquisa, seus impactos na sociedade; originalidadee valor do trabalho, incluindo a contribuição teórica e metodológica; e as limitações identificadas no processo de pesquisa (se houver). Após o resumo, devem ser inseridas cinco palavras-chave em português.
  • Corpo do texto: O corpo do texto deve aparecer em uma nova página. Não inicie uma nova página a cada subtítulo. Observe que as partes convencionais de um artigo científico teórico-empírico devem incluir: Introdução, referencial teórico, procedimento metodológico, resultados e análises, conclusão, referências e, opcionalmente, apêndices. O referencial teórico deve necessariamente cobrir a produção científica nacional e internacional relevante dos últimos 5 anos. Apêndices devem ser utilizados o menos possível.
  • Citações: Sempre que alguma fonte for utilizada, deve-se citar o sobrenome(s) do(s) autor(es) e o ano da publicação. No caso de citações diretas a página da referência deve ser mencionada. Todas as fontes citadas devem ser mencionadas na seção Referências.
  • Figuras, tabelas e quadros: Os títulos e legendas (quando necessárias) devem estar no próprio corpo do texto junto às figuras, tabelas e quadros(arquivo principal). Também devem ser colocados nos arquivos suplementares.
  • Título em inglês e Abstract: O "abstract" é o próprio resumo na língua inglesa. Valem as mesmas orientações dadas para o resumo. Após o abstract devem ser inseridas cinco palavras-chave em inglês (Keywords) compatíveis com as palavras-chave do resumo em português.
  • Normas para apresentação do trabalho: É obrigatório o uso das normas da ABNT (atuais) para apresentação de trabalhos científicos (NBR6022:2003; NBR6023:2002; NBR6028:2003; NBR10520:2002).

Para submeter o artigo, o primeiro autor deve necessariamente se cadastrar na Revista CADE. No processo de cadastro o autor deve optar pela categoria autor além da categoria leitor.

Após o cadastro, para submeter um artigo, o autor deverá acessar a página da revista com seu login e senha e optar, na página do usuário, pela categoria autor. A seguir deve escolher a opção de submissão on-line na página SOBRE da revista. No procedimento de submissão do artigo, o primeiro autor será solicitado a preencher as informações cadastrais dos coautores.

O Resumo da Biografia do autor e dos coautores deve ser informado obrigatoriamente pelo primeiro autor na submissão do artigo. Os resumos devem ter aproximadamente 50 palavras e conter titulação, afiliação, cargo e interesses de pesquisa. A titulação corresponde a duas informações: o título acadêmico de maior valor do autor (ex.: bacharel; mestre; doutor; livre docente) e a Instituição que o concedeu. A afiliação corresponde à Instituição principal (somente uma) a que o autor está atualmente vinculado. Em ambos os casos, as Instituições devem aparecer por extenso e com a sigla entre parênteses. A titulação e a afiliação dos autores (conforme preenchidos na submissão) serão publicadas na folha de rosto do artigo, caso seja aprovado. Não será permitida a alteração desses campos após a aprovação do artigo.Os resumos completos das biografias dos autores (conforme preenchidos na submissão) serão disponibilizados para consulta pelos leitores no acesso ao artigo na página da revista.

Agradecimentos devem ser inseridos durante o processo de submissão do artigo pelo primeiro autor no campo "Agências de Fomento". Por favor, mencione subvenções relevantes recebidas e as URLs das instituições ou organizações financiadoras.
Os conteúdos dos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele(s) não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorais ou outro direito de terceira parte ou qualquer material de natureza obscena, difamatória ou de outra maneira ilegal. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte. 

Após a submissão, o artigo será avaliado de acordo com p processo de avaliação por pares. A revista reserva-se o direito de solicitar aos autores possíveis alterações nos textos aprovados para publicação. Os textos enviados devem ser inéditos nacional e internacionalmente.  Porém, artigos que já foram apresentados em congressos, seminários e assemelhados poderão ser enviados, desde que não haja restrição por parte dos organizadores desses eventos.

Após aprovação do artigo, todos os autores deverão se cadastrar, informando todos os dados, inclusive o e-mail que qual será publicado na folha de rosto do artigo. Os autores deverão assinar o documento "Cessão Gratuita de Direitos Autorais", que será enviado pela Revista CADE, e devolver pelo correio convencional para o endereço do periódico.

Os artigos enviados não devem estar em processo de avaliação simultânea ou terem sido publicados em outros periódicos

Ciências Contábeis

serão avaliados pelos pares

Administração

Todos os artigos serão avaliados pelos pares

Direito

serão avaliados pelos pares

Ciências Econômicas

serão avaliados pelos pares

Transversalidade

serão avaliados por especialistas

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.