Uma Escala para Mensuração da Importância Percebida pelos Docentes sobre a Abordagem Sócio-Ambiental nos Cursos de Administração de Empresas

Autores

  • Carla Vanessa Pinto de Macedo UECE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Ana Augusta Ferreira de Freitas UECE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Diego de Sousa Guerra UECE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Palavras-chave:

sustentabilidade, abordagem sócio-Ambiental, instrumento de mensuração, cursos de Administração, percepção dos professores.

Resumo

As empresas representam uma entidade de grande poder sobre a sociedade com relação à sustentabilidade. As decisões tomadas pelas organizações geram impactos significativos sobre a sociedade. Neste sentido, torna-se importante saber qual a importância atribuída pelos profissionais de educação a temas como gestão ambiental e sustentabilidade, principalmente em cursos de administração, já que eles são o principal veículo de formação dos futuros gestores. Esta foi a preocupação de Costa et al. (2008), quando os autores avaliaram a importância atribuída por professores para a área da Gestão ambiental. O presente trabalho constitui-se uma extensão daquela pesquisa, à medida que se busca abordar conceitos sugeridos pelos autores, mas ainda não contemplados. O objetivo geral do estudo é a proposta de uma escala para mensuração da importância da Abordagem Sócio-Ambiental nos Cursos de Administração na percepção dos docentes. O mapeamento dos construtos e sua forma de operacionalização deram-se através da revisão de literatura e por meio da avaliação de pesquisadores doutores da área. Na segunda fase, realizou-se uma análise fatorial exploratória com o objetivo de verificar o ajustamento das dimensões delineadas na proposição da escala. Para testar a confiabilidade foi utilizado o alpha de Cronbach. Os resultados indicaram a adequação da estrutura fatorial e uma boa consistência dos construtos e itens utilizados para mensuração. A aplicação do instrumento com 100 professores mostrou que os docentes têm consciência da sua importância no desenvolvimento da compreensão dos discentes com relação ao assunto. Segundo eles, esta uma temática relevante, que ainda não é adequadamente tratada. A maioria dos entrevistados vincula a sustentabilidade a aspectos ambientais, negligenciando as demais questões ao conceito. Como implicação gerencial, sugere-se aos gestores de IES que ofereçam capacitação aos professores não somente sobre o assunto, mas principalmente sobre os recursos didáticos para tratá-lo, de forma a despertar nestes profissionais o interesse por essa área e promover o desenvolvimento de discussões em sala de aula. O melhor desenvolvimento de valores pessoais sobre sustentabilidade nos discentes figura como implicação social deste estudo, uma vez que as decisões desses futuros gestores serão reflexo da qualidade dessa educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Vanessa Pinto de Macedo, UECE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Graduada em administração de empresas pela Universidade estadual do ceará, centro de estudos sociais aplicados. Atualmente é consultora da Innesco Consultoria Organizacional. Os principais temas de interesse são Marketing, planejamento estratégico e gestão de pessoas.

 

Ana Augusta Ferreira de Freitas, UECE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Ana Augusta Ferreira de Freitas, titulação: Dra pela Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Afiliação: Universidade Estadual do Ceará, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Profª Titular, interesse na áreas de marketing, empreendedorismo e inovação.

Diego de Sousa Guerra, UECE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Mestrando em Administração de Empresas pelo Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Estadual do Ceará. Tem como principais áreas de interesse as áreas de marketing, métodos quantitativos e sustentabilidade.

Downloads

Publicado

2012-10-17

Edição

Seção

Gestão Humana e Social