Jovens empreendedores e o processo de criação de empresas

Autores

  • Cândido Borges Centro Universitário Unieuro
  • Louis Jacques Filion HEC Montréal
  • Germain Simard HEC Montréal

Resumo

Grande parte das novas empresas é criada por jovens empreendedores com menos de 35 anos, mas pouco se conhece sobre as especifi cidades desse grupo de empreendedores. Este artigo contribui para a compreensão do processo de criação de empresas pelos jovens empreendedores ao apresentar e analisar a criação de 89 empresas fundadas por jovens de 18 a 34 anos e compará-las com as de 99 empresas criadas por empreendedores de 35 anos ou acima. Os resultados apontam que: 1. na maior parte dos casos, os jovens criam suas empresas em equipe; 2. eles começam com um capital inicial menor que os empreendedores de 35 anos ou mais; 3. eles precisam atravessar um processo de criação que dura, em média, mais de dois anos; 4. eles desempenham funções em todas as áreas da administração – funções para as quais têm pouca ou nenhuma formação e experiência anterior à criação da empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cândido Borges, Centro Universitário Unieuro

Doutor em Administração pela HEC Montréal. Professor do Programa de Mestrado em Administração do Centro Universitário Unieuro.

Louis Jacques Filion, HEC Montréal

Doutor em Administração pela Lancaster University. Professor do Chaire d' Entrepreneuriat Rogers - J.-A.-Bombardier da HEC Montréal.

Germain Simard, HEC Montréal

Mestre em Administração pela École Nationale d'Administration. Pesquisador do Chaire d'Entrepreneuriat Rogers-J.-A.-Bombardier da HEC Montréal.

Downloads

Publicado

2009-01-13