A analítica QUEER e seu rompimento com a concepção Binária de Gênero

Autores

  • Eloisio Moulin de Souza Universidade Federal do Espírito Santo
  • Alexandre de Pádua Carrieri Universidade Federal de Minas Gerais,

Palavras-chave:

Analítica Queer, Pós-estruturalismo, Relações Sociais de Sexo, Gênero, Foucault

Resumo

A analítica queer comumente relacionada a estudos de gênero é uma abordagem conceitual recente. Assim, esse artigo objetiva principalmente trazer á tona essa perspectiva pouco explorada na análise crítica do campo organizacional. Os principais conceitos e princípios relacionados as idéias contidas no pensamento queer são apresentados, bem como as  principais diferenças entre a analítica queer e os estudos modernistas de gênero são discutidos. A analítica queer está fundamentada em Foucault que defende uma visão pós-identitária e fragmentada em relação ao pensamento identitário/binário hegemônico sobre a sexualidade e os estudos de gênero, visão esta fundamental para o fomento de resistência e desenvolvimento de práticas organizacionais locais e empíricas que possam promover uma atuação e intervenção frente às práticas opressivas direcionadas não só a sexualidade, mas também a outras formas de opressão no local de trabalho. Conclui-se que a emancipação das práticas hegemônicas de poder contemporâneas reside na visão pós-identitária e não binária de mundo como possibilidade de contribuição para a construção de uma nova realidade social nas organizações, realidade esta que possa combater os dispositivos de biopoder relacionados não somente a sexualidade, mas também aos demais dispositivos de poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloisio Moulin de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professor adjunto do Departamento de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo.

Alexandre de Pádua Carrieri, Universidade Federal de Minas Gerais,

Doutor em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor adjunto Departamento de Administração da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2010-02-27