Investigação de grupos estratégicos na indústria de latícinios por meio da abordagem multivariada

Autores

  • Marco Aurélio Marques Ferreira Universidade Federal de Viçosa
  • Luiz Antônio Abrantes Universidade Federal de Viçosa
  • Ronaldo Perez Universidade Federal de Viçosa

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar os agrupamentos estratégicos na indústria de laticínios. O estudo fundamentou-se na abordagem de grupos estratégicos e teve como modelo analítico a abordagem multivariada de dados. A análise fatorial foi utilizada para a construção dos componentes estratégicos, e empregou-se a análise de cluster para definir os grupos estratégicos. Participaram da pesquisa 188 empresas de laticínios do Estado de Minas Gerais. Os resultados ressaltaram a presença de fatores estratégicos na indústria e possibilitaram construir três grupos estratégicos, sendo eles: pequeno porte especializado, alto porte diversificado e médio porte diferenciado. PALAVRAS-CHAVE Grupos estratégicos; Análise multivariada; Agrupamento; Análise fatorial; Indústria de laticínios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Marques Ferreira, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor adjunto da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Luiz Antônio Abrantes, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professor adjunto da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Ronaldo Perez, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor adjunto da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Publicado

2008-08-04

Edição

Seção

Apresentação