Causas e efeitos da expressão de competências no trabalho: para entender melhor a noção de competência

Autores

  • Hugo Pena Brandão Fundação Getúlio Vargas
  • Jairo Eduardo Borges-Andrade Universidade de Brasília

Resumo

A noção de competência caracteriza-se como complexa e multifacetada, podendo ser interpretada de diferentes maneiras. Este ensaio tem como objetivo discutir a natureza da competência humana e os princi pais fatores que explicam a sua expressão no trabalho, à luz de abordagens cognitivistas, como aquelas relacionadas à atribuição de causa, ao estudo das relações entre atitude e comportamento e à aprendizagem nas organizações. São apresentadas semelhanças e relações entre conceitos e proposições oriundos de diferentes correntes, buscando compreender as causas e conseqüências da competência. Discute-se também a influência da aprendizagem e do suporte organizacional sobre o desenvolvimento e a mobilização de competências no trabalho. Embora esse conceito tenha emergido na área de Administração, a lgumas teorias, pesquisas e proposições de outras áreas de conhecimento, como a Psicologia Social e Organizacional, ajudam a interpretar e a compreender a natureza da competência e de seus componentes. Tratando-se de estudo sobre um conceito em evidência e cujos pressupostos ainda carecem de investigações empíricas, ao final é sugerida uma agenda de pesquisa. PALAVRAS-CHAVE Competência; Desempenho profissional; Comportamento no trabalho; Aprendizagem; Suporte organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo Pena Brandão, Fundação Getúlio Vargas

Doutorando em Psicologia Social e do Trabalho e mestre em Administração pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador master da Universidade Corporativa Banco do Brasil, professor da pós-graduação

 

 

lato sensu da Fundação Getulio Vargas e do Centro Universitário do Distrito Federal (UniDF), palestrante e consultor.

Jairo Eduardo Borges-Andrade, Universidade de Brasília

Ph.D. e M.Sc. em Sistemas Instrucionais pela Florida State University (EUA). Professor titular do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de Brasília (UnB), nos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Psicologia, consultor e pesquisador 1-A no CNPq.

Publicado

2008-08-01

Edição

Seção

Apresentação