INFLUÊNCIA DO NÍVEL DE SERVIÇO NA LUCRATIVIDADE EMPRESARIAL: PROPOSIÇÃO DE MÉTODO DE CÁLCULO

Autores

  • Rogério Monteiro Faculdade de Tecnologia da Zona Leste
  • Roberto Ramos de Morais Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Nível de Serviço Logístico, Lucratividade, Tomada de decisão

Resumo

Atualmente a acirrada concorrência nos diversos mercados vem exigindo dos gestores rapidez e assertividade na tomada de decisões visando melhorar o nível de serviço aos clientes. Cada vez mais os gestores buscam novas ferramentas que os auxiliem nesse processo de melhoria. Este artigo apresenta os fundamentos do indicador de nível de serviço, identifica os fatores internos e externos da empresa que influenciam nos resultados, estuda a influência do nível de serviço logístico na variação da lucratividade empresarial e apresenta um método de cálculo para a mensuração do indicador. Ao final, são discutidos os resultados obtidos no método de cálculo, bem como são apresentadas as alternativas capazes de proporcionar a melhoria do nível de serviço sem afetar negativamente a lucratividade da empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Ramos de Morais, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduação em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário da FEI (1983), mestre em Engenharia de Produção – área Logística pela Escola Politécnica da USP (2004). É professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Faculdade de Tecnologia do Centro Paula Souza, campi Carapicuíba e Zona Leste.

Referências

BALLOU, R.H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos / Logística Empresarial. 5ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

BOWERSOX, D. J; CLOSS, D.J.; COOPER, M.B. Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística. Rio de Janeiros: Elsevier, 2007.

CORRÊA, H.L. Gestão de Redes de Suprimento: Integrando cadeias de suprimento no mundo globalizado. São Paulo: Atlas, 2010.

LAMBERT, D.M.; STOCK, J.R.; EllRAM, L.M. Fundamentals of logistics management. New York: Irwin: McGraw-Hill, 1998.

SIMCHI-LEVI, D.; Kaminsky, P.; SIMCHI-LEVI, E. Cadeia de Suprimentos: Projeto e Gestão. 3.ed., Porto Alegre: Bookman, 2010.

WANKE, P., FLEURY, P.F. O paradigma do Ressuprimento Enxuto: Armadilha na gestão do fluxo de produtos na cadeia de suprimentos. In: FIGUEIREDO, K.F., FLEURY, P.F., WANKE, P., (Orgs), Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Planejamento do fluxo de produtos e dos recursos. São Paulo: Atlas, 2003.

Downloads

Publicado

2023-12-19