INFLUÊNCIA DO NÍVEL DE SERVIÇO NA LUCRATIVIDADE EMPRESARIAL: PROPOSIÇÃO DE MÉTODO DE CÁLCULO
Palavras-chave:
Nível de Serviço Logístico, Lucratividade, Tomada de decisãoResumo
Atualmente a acirrada concorrência nos diversos mercados vem exigindo dos gestores rapidez e assertividade na tomada de decisões visando melhorar o nível de serviço aos clientes. Cada vez mais os gestores buscam novas ferramentas que os auxiliem nesse processo de melhoria. Este artigo apresenta os fundamentos do indicador de nível de serviço, identifica os fatores internos e externos da empresa que influenciam nos resultados, estuda a influência do nível de serviço logístico na variação da lucratividade empresarial e apresenta um método de cálculo para a mensuração do indicador. Ao final, são discutidos os resultados obtidos no método de cálculo, bem como são apresentadas as alternativas capazes de proporcionar a melhoria do nível de serviço sem afetar negativamente a lucratividade da empresa.
Downloads
Referências
BALLOU, R.H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos / Logística Empresarial. 5ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
BOWERSOX, D. J; CLOSS, D.J.; COOPER, M.B. Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística. Rio de Janeiros: Elsevier, 2007.
CORRÊA, H.L. Gestão de Redes de Suprimento: Integrando cadeias de suprimento no mundo globalizado. São Paulo: Atlas, 2010.
LAMBERT, D.M.; STOCK, J.R.; EllRAM, L.M. Fundamentals of logistics management. New York: Irwin: McGraw-Hill, 1998.
SIMCHI-LEVI, D.; Kaminsky, P.; SIMCHI-LEVI, E. Cadeia de Suprimentos: Projeto e Gestão. 3.ed., Porto Alegre: Bookman, 2010.
WANKE, P., FLEURY, P.F. O paradigma do Ressuprimento Enxuto: Armadilha na gestão do fluxo de produtos na cadeia de suprimentos. In: FIGUEIREDO, K.F., FLEURY, P.F., WANKE, P., (Orgs), Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Planejamento do fluxo de produtos e dos recursos. São Paulo: Atlas, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rogério Monteiro, Roberto Ramos de Morais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Universidade Presbiteriana Mackenzie., sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.