OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS LOGÍSTICOS E OPERACIONAIS NO AGRONEGÓCIO COM O USO DE DRONES
Palavras-chave:
Drones no agronegócio, Logística no agronegócio, Otimização de processos.Resumo
Este trabalho tem como objetivo demonstrar o uso de drones para otimizar processos logísticos e operacionais no agronegócio e que o uso dessa tecnologia pode contribuir com a redução de custos e tempo em várias de suas aplicabilidades, também demonstraremos algumas de suas aplicabilidades no agronegócio e regulamentações que devem ser seguidas para utilização do mesmo. Observando os problemas atuais da logística aplicada no agronegócio, uma delas o alto custo da pulverização de herbicida e a falta de precisão na aplicação de defensivos, leva a perda da eficiência e eficácia nos processos produtivos e consequentemente a perda de competitividade devido ao aumento do custo. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desse trabalho foi por meio de pesquisa descritiva-quantitativa. Como esperado do resultado dessa pesquisa fica evidente que os drones são de extrema importância para a logística aplicada no agronegócio e que sua versatilidade e agilidade podem contribuir com a redução de custos.
Downloads
Referências
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos / Logística Empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
BALLOU, R. H. Logística Empresarial: Transportes, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Editora Atlas, 1997.
BASTOS, T. R. 15 usos de drones na agricultura e na pecuária. Revista Globo Rural, [S. l.], 04 set. 2015. Pesquisa e tecnologia. Disponível em: <https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Pesquisa-e-Tecnologia/noticia/2015/05/15-usos-de-drones-na-agricultura-e-na-pecuaria.html>. Acesso em: 03 setembro 2021.
BRASIL. Ministério da Infraestrutura. Drone Legal: Uso Não Recreativo. [S. l.], 06 ago. 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transporte-aereo/drone-legal-uso-nao-recreativo>. Acesso em: 05 novembro 2021.
COMANDO DA AERONÁUTICA. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Qual a diferença entre drone, VANT e RPAS?. [S. l.], 03 abr. 2019. Disponível em: <https://ajuda.decea.mil.br/base-de-conhecimento/qual-a-diferenca-entre-drone-vant-e-rpas/>. Acesso em: 03 novembro 2021.
COMANDO DA AERONÁUTICA. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Voos de RPAS (drones). Entenda a nova legislação do DECEA!. [S. l.], 30 nov. 2015. Disponível em: <https://www.decea.mil.br/?i=midia-e-informacao&p=pg_noticia&materia=voos-de-rpas-drones-entenda-a-nova-legislacao-do-decea>. Acesso em: 09 outubro 2021.
DINIZ, M. Anatel exige homologação de drone com radiofrequência para evitar interferências. Agência Brasil, Brasília, 31 dez. 2016. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-12/anatel-exige-homologacao-de-drone-com-radiofrequencia-para-evitar?editoria_id=All&page=1>. Acesso em: 03 novembro 2021.
DRONE gigante pode carregar cargas de até 200 kg. O Globo, [S. l.], 30 out. 2019. Economia. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/economia/tecnologia/drone-gigante-pode-carregar-cargas-de-ate-200-kg-24051048>. Acesso em: 05 novembro 2021.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MALISZEWSKI, E. Drones reduzem em 50% custos de aplicação na cana. Agrolink, [S. l.], 06 jan. 2021. Disponível em: <https://www.agrolink.com.br/noticias/drones-reduzem-em-50--custos-de-aplicacao-na-cana_444514.html>. Acesso em: 08 outubro 2021.
MINISTÉRIO DA INFRAESTRUTURA. Agência Nacional de Aviação Civil. Classes de Drones (RPA). [S. l.], 22 jan. 2021a. Disponível em: <https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/drones/classes-de-drones>. Acesso em: 03 novembro 2021.
MINISTÉRIO DA INFRAESTRUTURA. Agência Nacional de Aviação Civil. Drones (Aeromodelos ou RPA com peso máximo de decolagem de até 250g). [S. l.], 01 nov. 2021b. Disponível em: <https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/drones/aeromodelos-ou-rpa-com-peso-maximo-de-decolagem-de-ate-250g>. Acesso em: 03 novembro 2021.
MINISTÉRIO DA INFRAESTRUTURA. Agência Nacional de Aviação Civil. Drones Classe 1 (RPA com peso máximo de decolagem maior que 150 kg). [S. l.], 01 nov. 2021c. Disponível em: <https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/drones/aeronaves-nao-tripuladas-da-classe-1-peso-maximo-de-decolagem-maior-que-150-kg>. Acesso em: 03 novembro 2021.
MINISTÉRIO DA INFRAESTRUTURA. Agência Nacional de Aviação Civil. Drone classe 2 inicia testes para entrega de produtos: Protótipo da fabricante brasileira XMobots possui autorização para operar em caráter experimental. [S. l.], 09 jun. 2021d. Disponível em: <https://www.gov.br/anac/pt-br/noticias/2021/drone-classe-2-inicia-testes-para-entrega-de-produtos>. Acesso em: 03 novembro 2021.
MINISTÉRIO DA INFRAESTRUTURA. Agência Nacional de Aviação Civil. Drones Classe 2 (RPA com peso máximo de decolagem maior que 25kg e até 150 kg). [S. l.], 01 nov. 2021e. Disponível em: <https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/drones/aeronaves-nao-tripuladas-da-classe-2-peso-maximo-de-decolagem-maior-que-25kg-e-ate-150-kg>. Acesso em: 03 novembro 2021.
MINISTÉRIO DA INFRAESTRUTURA. Agência Nacional de Aviação Civil. Drones Classe 3 (RPA com peso máximo de decolagem maior que 250g e até 25 kg). [S. l.], 01 nov. 2021f. Disponível em: <https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/drones/aeronaves-nao-tripuladas-da-classe-3-com-peso-maximo-de-deco-lagem-maior-que-250g-e-ate-25-kg>. Acesso em: 03 novembro 2021.
MINISTÉRIO DA INFRAESTRUTURA. Agência Nacional de Aviação Civil. Drones - RPA Classe 3 operados além da linha visada visual (BVLOS) ou acima de 400 pés em relação ao nível do solo. [S. l.], 01 nov. 2021g. Disponível em: <https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/drones/drones-de-classe-3-peso-maximo-de-decolagem-ate-25-kg-operados-alem-da-linha-visada-visual-bvlos-ou-acima-de-400-pes-acima-do-nivel-do-solo>. Acesso em: 05 novembro 2021.
MINISTÉRIO DA INFRAESTRUTURA. Agência Nacional de Aviação Civil. Registros e Certificados. 01 nov. 2021h. Disponível em: <https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/drones/registros-e-certificados-de-drones>. Acesso em: 03 novembro 2021.
MUNDOGEO. [Sem título]. 30 jul. 2019. Disponível em: <https://mundogeo.com/2018/03/26/palestra-online-especificacoes-e-operacao-dos-drones-para-mapeamento/>. Acesso em: 10 outubro 2021.
MYFARM. [Sem título]. 02 jun. 2020. Disponível em: <https://www.myfarm.com.br/drones-agricolas/>. Acesso em: 10 outubro 2021.
SHIRATSUCHI, L. S. O avanço dos drones. Revista DBO, v. 33, n. 403, p. 20-25, mai. 2014. Disponível em: <http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1003261>. Acesso em: 29 outubro 2021.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Editora Atlas, 1987.
VOLOCOPTER. [Sem título]. 07 nov. 2019. Disponível em: <https://www.volocopter.com/newsroom/john-deere-and-volocopter-cooperate-on-cargo-drone-technology/>. Acesso em: 09 novembro 2021.
VOLODRONE apresentado na Alemanha. Forbes Portugual, [S. l.], 27 jun. 2021. Vida. Disponível em: <https://www.forbespt.com/volodrone-apresentado-na-alemanha/>. Acesso em: 07 novembro 2021.
X MOBOTS. [Sem título]. 09 jun. 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/anac/pt-br/noticias/2021/drone-classe-2-inicia-testes-para-entrega-de-produtos>. Acesso em: 09 novembro 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Allan Amaral Alves de Oliveira, Fernanda Fernandes Francisco, Jade Coelho das Neves, Glauco Roberto Pereira Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Universidade Presbiteriana Mackenzie., sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.