A IMPORTÂNCIA DO CONJUNTO RESERVA NA LOGÍSTICA DO TRANSPORTE DE CANA-DE-AÇÚCAR.

Autores

  • Leonardo Batista Elihimas Fatec Bebedouro
  • Luciana Maria Gasparelo Spigolon Fatec Bebedouro

Palavras-chave:

log´ística;, cana-de-açuçar, otimização, conjunto reserva, simulação

Resumo

O agronegócio no Brasil é de extrema relevância para a economia. A atividade de armazenagem e transporte da produção é primordial para a otimização dos custos totais de uma usina sucroalcooleira. O objetivo do estudo é demonstrar como é feita à logística da cana-de-açúcar, bem como compreender a importância do conjunto reserva nas frentes de colheita. A relevância do estudo justifica-se pelo planejamento administrativo para que a logística seja efetuada de forma adequada, a fim de que o processamento administrativo seja otimizado na empresa como um todo. O estudo foi realizado em uma usina sucroalcooleira da região de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, Brasil. Os resultados mostram que, por meio de simulações, é possível identificar um ganho expressivo de produção dos caminhões canavieiros, utilizado, carretas e semi- reboques reservas no sistema bate e volta para agilizar a operação, possibilitando ainda, diminuir a frota necessária de caminhões canavieiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALLOU, R. H. Logística empresarial: transportes administração de materiais e distribuição física. São Paulo, Editora Atlas, 1993

BALLOU, R. H. Logística Empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Bioetanol de cana-de-açúcar: energia para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: BNDES, 2008. 316p.

BORGES, Rosilene Miranda; MARQUES, Karina Mondini; ALVES, Kátia Cristina Miyazaki. A logística de transporte da cana-de-açúcar como uma especificidade da logística geral aplicada ao setor sucroalcooleiro. Trabalho de conclusão de curso. Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo. Presidente Prudente - SP, 2006.

CHRISTOPHER, Martin. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos. São Paulo,
SP: Cengage Learning, 2011.

CHIARINELLI, M. D. Logística de Transporte da cana-de-açúcar: desafios para um processo justin time, 2008. Disponível em:
http://www.revistaopinioes.com.br/aa/materia,php?id=120. Acesso em 03 mar. 2021.

EID, F. Progresso técnico na agroindústria sucroalcooleira. Revista Informações Econômicas, v. 26, n. 5, p. 29-36, mai. 1996.
GURGEL, F. C. A. Administração dos fluxos de materiais e produtos. São Paulo: Atlas, 1996.

GURGEL, Floriano do Amaral. Administração dos Fluxos de Materiais e de Produtos. São Paulo: Atlas, 1996

LOPES, M. B. Simulação de um sistema de carregamento e transporte de cana-de-açúcar. Dissertação (Mestrado em Eng. Agrícola) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 1995.

MOURA, L. A. A importância do transporte para a logística empresarial. Universidade Federal de Uberlândia. Instituto de Geografia. Uberlândia - MG, 2008.

NOVAES, Antônio G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição: estratégia, operação e avaliação. Rio de Janeiro: Campus. 2007.

PARANHOS, Sérgio Bicudo. Cana-de-açúcar cultivo e utilização. Fundação Cargill. Editora Cidade,1987

PIRES, S. R. I. Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management): conceitos, estratégias, práticas e casos. 2. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2010.

RANDON. Randon e JOST exibem soluções ao mercado sucroalcooleiro. 2007. Disponível em: <http://www.mundodez.com.br/Conteudo/Destaque.asp?Id_Materia=3371>. Acesso em 02 mar 2021.

SILVA, J. E. A. R. A Desenvolvimento de um modelo de simulação para auxiliar o gerenciamento de sistemas de corte, carregamento e transporte de cana-de-açúcar. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2006.

SILVA, J. E. A. R. A. Logística aplicada na armazenagem, transporte, distribuição e movimentação da cana, do açúcar e do álcool. 2008. Disponível em:
http://sucroenergetico.revistaaopinioes.com.br/revista/logistica-aplicada-na-cana-do-acucar-e-do-alcool/. Acesso em 02mar.2021.

UNICA, 2013 – União da Indústria de Cana-de-açúcar. Análise da Safra 2013/14. Disponível em: http://www.unica.com.br/download.php?idSecao=17&id=12655382. Acesso em: 07 dez.2020.

VIEIRA, M.C.A; LIMA, J.F; BRAGA, N.M. (2007). Setor Sucroalcooleiro Brasileiro: Evolução e Perspectivas. Disponível em: Acesso em: 03 dez. 2020.

XIMENES FILHO, Luís Chaves; SILVA, Analupe Souza da; MELO, Ivan Vieira de; AMARAL, Yuri Nunes. Gestão do custo por atividade aplicado a uma indústria agrícola canavieira do estado de Alagoas. XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Rio de Janeiro - RJ, 2008.

YAMADA, M. C. Modelagem das cadeias de atividades produtivas da indústria sucroalcooleira visando à aplicação em estudos de simulação 1999. 164 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 1999.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3ªed. São Paulo: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

2023-12-19