Marketing Internacional
Uma análise das empresas brasileiras que mais exportaram no período de 2015 a 2018
Palavras-chave:
marketing internacional, comércio exterior, exportaçãoResumo
A proposta deste artigo é analisar como ocorreu o marketing internacional realizado pelas dez empresas brasileiras que mais exportaram entre o período de 2015 a 2018 de acordo com dados do SECINT. O Marketing Internacional é uma ciência que o estuda as ações e implicações decorrentes desses fatores, visando otimizar os recursos e orientar os objetivos de uma organização por meio das oportunidades de um mercado global. Através de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa foi analisado que há muitas empresas registradas no site do SECINT, porém nem todas estão trabalhando o marketing de forma eficiente, mostrando que há muitas oportunidades de internacioalização que não são atendidas devido ao despreparo dessas empresas, já que conforme os dados levantados, mesmo as grandes empresas trabalham a maior parte de seu marketing em redes sociais, que são um meio mais acessivel para aquelas que não possuem poder aquisitivo.
Downloads
Referências
BANQUETERIA, O. V. Campanha “Meet and Eat”. Chile 07 jul. 2020. Disponível em: <https://www.instagram.com/osvavilaschef/>. Acesso em: 05 set. 2020.
BEST DAY OF MY LIFE – Shell #makethefuture. Steve Aoki. 2017. 1 vídeo (3 mim 3 s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=En2ly3A4kwY>. Acesso em: 01 set. 2020.
BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265- 274, 2006.
CARGILL ad Tv. 2012. 1 vídeo (33 s). Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=2-JH187EI4k>. Acesso em: 05 set. 2020.
COBRA, M. Marketing essencial. São Paulo: Atlas, 1988.
CORTIÑAS LOPES, J. M.; GAMA, M. Comércio Exterior Competitivo. 2ª ed. São Paulo: Lex Editora, 2005.
CZINKOTA, M. R.; DICKSON, P. R. Marketing: as melhores práticas. 1ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
JONAS, T. ADM Costumer Communications Campaign. Disponível em: <http://jonesthomas.com/case-studies/adm-c-3/> Acesso em: 04 set. 2020.
KEEGAN, W. J.; GREEN, M. C. Princípios do Marketing Global. São Paulo: Saraiva, 1999.
KOTLER, P. Marketing de A Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.
LIMA, A. A Importância do Marketing Internacional. Disponível em: <http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos1/Importancia_do_Marketing_internacional.htm>. Acesso em: 02 de set. 2020.
MEDIA POST. JBS' Planterra Startup Targets Plant-Based Foods with OZO Brand. Disponível em: <https://www.mediapost.com/publications/article/352848/jbs-planterra-startup-targets-plant-based-foods-w.html>. Acesso em: 01 set. 2020.
MDIC. Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Estatística. Disponível em: <http://www.mdic.gov.br/comercio-exterior/estatisticas-de-comercio-exterior/> Acesso em: 28 de ago. 2020
PANORAMA OFFSHORE. Petrobras presents new campaign. Disponível em: <https://www.panoramaoffshore.com.br/en/petrobras-apresenta-nova-campanha-2/>. Acesso em: 30 de ago. 2020
SADIA Breast – TV Commercial. 2018. 1 vídeo (31 s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=P_9kK_ujZQ0>. Acesso em: 03 set. 2020.
SADIA CHILE. Campanha “Meet and Eat” com o chefe Osvaldo Vilas Banqueteria. Chile 13 jun. 2020. Instagram: @sadiachile. Disponível em: <https://www.instagram.com/sadiachile//>. Acesso em: 05 set. 2020.
SP’S AVIATION. Embraer’s 50 years of wonder, innovation and success. Índia, 2019. Disponível em: <http://www.sps-aviation.com/story/?id=2622&h=Embraerandrsquo;s-50-Years-of-Wonder-Innovation-and-Success>. Acesso em: 05 de set. 2020.
STRUCTURAL GRAPHICS. When Toyota and Saatchi & Saatchi wanted something that’s never been done, they turned to us. Chicago, 2020. Disponível em: <https://www.structuralgraphics.com/work/toyota-magazine-insert>. Acesso em: 05 set. 2020.
SOUSA, A. C.; SOUSA, D.; SALES, N. Comércio exterior. volume único. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010. 57 p.
TERPSTRA, Vem e SARATHY, Ravi. International Marketing: 6 ed. Fort Worth: Dryden, 1994.
TOYOTA ARGENTINA. Campanha “Start Your Impossible”. Argentina 23 jun. 2020. Disponível em: < https://www.instagram.com/toyotaargentina/>. Acesso em: 02 set. 2020.
TOYOTA USA. Propaganda dos modelos de carro Tacoma e Tundra com o corredor mexicano Daniel Suarez. Disponível em: < https://www.instagram.com/toyotausa/>. Acesso em: 07 set. 2020.
VASQUEZ, José L. Comércio exterior brasileiro. 6ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2003.
WERNECK, Paulo. Comércio Exterior e Despacho Aduaneiro. 4ª ed. Curitiba: Juruá, 2011.
ZIKMUND, W. G. Business research methods. 5rd ed. Fort Worth, TX: Dryden, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Universidade Presbiteriana Mackenzie., sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.