Desafios da gestão de uma padaria judaica kasher – caso para ensino
Palavras-chave:
valor; estratégia; empreendedorismo.Resumo
Este caso real relata a trajetória de uma padaria judaica kasher e os dilemas gerenciais vividos pelos sócios ao longo dos seus 22 anos de atuação em um setor altamente competitivo, com baixas barreiras de entrada para concorrentes, dificuldades de ganho em escala em um nicho de mercado restrito, considerando ainda a falta de fidelização de seus clientes que são exigentes e sensíveis a preços. A padaria vive um período de desafios em manter os pagamentos em dia e criar uma reserva financeira para novos investimentos, por outro lado vê oportunidades em oferecer produtos zero lactose e o crescimento dos pedidos via delivery. Diante do exposto, o caso traz o panorama do dia a dia da padaria com questões operacionais, financeiras e de produção e sua busca por oportunidades de crescimento. O caso oferece possibilidade de análise de cadeia de valor, estratégia, empreendedorismo e concorrência.
Downloads
Referências
BASTA, D.; MARCHESINI, F. R. A.; OLIVEIRA, J. A. F., SÁ, L. C. S. Fundamentos de Marketing. 7. ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2006.
CONIB - Confederação Israelita do Brasil – Disponível em:
https://www.conib.org.br/historia/ - acessado em 09/06/2020, às 13:10.
EMPÓRIO ECCO – Disponível em:
https://www.emporioecco.com.br/blog/o-que-e-comida-kosher/ - acessado em 13/05/2020, às 18h39.
ESPM - Núcleo de Varejo ESPM – Retail Lab – Disponível em:
https://varejo.espm.br/tag/empreendedores - acessado em 11/10/2020
FIA – Fundação Instituto de Administração. Gestão do Conhecimento: O que é, importância e como aplicar. Disponível em:
https://fia.com.br/blog/gestao-do-conhecimento/ - acessado em 29/12/2020, às 14:48
FILION, L. Empreendedorismo: Empreendedores e Pequenos Gerentes de Pequenos Negócios. RAUSP, vol. 34, N. 2, 1999.
HAMEL, G.; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo Futuro. Rio de Janeiro, Campus, 1995.
KOTLER, P. Administração de Marketing: análise, planejamento, administração e controle. 5 ed. São Paulo, Atlas, 1998.
LOBATO, D.M.; MOYSES-FILHO, J.; TORRES, M. C. S.; RODRIGUES, M. R. A., Estratégia de Empresas. 8. ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2006.
MEIRELLES, D.S. Business Model and Strategy: in search of dialog through value perspective. RAC – Revista de Administração Contemporânea, v. 23, n.6, p. 786-806. 2019.
PORTER, M. E. Vantagem Competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1985.
PROPAN – Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação. Disponível em:
http://www.propan.com.br/?pagina=indicadores#:~:text=Os%20%C3%BAltimos%20dados%20coletados%20em,e%20confeitarias%20existentes%20no%20Brasil – acessado em 15/06/2020, às 13:03.
ROESCH, S. M. A. Casos de Ensino em Administração. Notas sobre a Construção de Casos Para Ensino. RAC, v. 11, n. 2, 2007.
ROESCH, S. M. A. Como Narrar Um Caso Para Ensino. GV Casos Rev. Bras. de Casos de Ensino em Administração. FGV-EAESP/ERA, 2011.
SEBRAE – Portal SEBRAE – Disponível em:
https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/BA/Anexos/Indústria%20da%20panificação.pdf – acessado em 15/06/2020 – às 11:14.
https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/1F052F68F60C507D832576B70060DA88/$File/NT0004390A.pdf - acessado em 11/10/2020.
World Economic Forum – You may have heard data it the new oil. It’s not. Disponível em:
https://www.weforum.org/agenda/2018/01/data-is-not-the-new-oil/ acessado em 29/12/2020, às 16:49.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Universidade Presbiteriana Mackenzie., sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.