Unboxing, tour na estante e a valorização do papel

Autores

Palavras-chave:

consumo, livro, comunidades literárias

Resumo

Com aporte do modelo de consumo cultural, proposto por Néstor García Canclini, refletimos sobre as racionalidades do consumo evocadas por leitores-produtores de conteúdos nas comunidades literárias booktube, bookgram e booktok. A partir de pesquisa bibliográfica, elegemos para observação as categorias de unboxing e bookshelf tour, as quais, dentre outros aspectos, revelam uma racionalidade estética e simbólica e uma racionalidade voltada aos rituais de posse que valorizam a materialidade, o livro físico, como estímulo à leitura.

Downloads

Referências

AMORIM, Juliana; JATAHY, Mariana. Ritual de consumo do livro no Brasil. In: C. PEREZ; E. TRINDADE (org). Cultura (i)material e rituais de consumo: perspectivas semiopsicanalíticas. São Paulo: ECA-USP, 2021, p.270-292.

BOURDIEU, Pierre. Uma revolução conservadora na edição. Política & Sociedade, v. 17, n. 39, 2018, p.198-249.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Conversações com Jean Lebrun. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Editora UNESP, 1998.

CAMACHO, Cármen Pérez; OJEDA, Andrés López. Los usos socialies de la lectura: del modo tradicional a otras formas colectivas de ler. In: GARCÍA CANCLINI, Néstor et al. Hacia una antropología de los lectores. Madrid: Fundação Telefónica, 2015, p. 41-101.

DE DIEGO, José Luis. Projetos editoriais e redes intelectuais na América Latina. Belo Horizonte, MG: Moinhos; Contafios, 2020.

DEPEXE, Sandra; FREITAS, Marina Judiele dos Santos. “Tá, tá movimentando”: a indústria editorial e o TikTok no Brasil. Comunicação Mídia e Consumo, v. 20, n. 58, p. 265-284, 2023.

FACCHINI,T. Editoras reportam recordes de vendas na Bienal do Livro de SP. PublishNews. 11 jul. 2022. Disponível em: <https://www.publishnews.com.br/materias/2022/07/11/editoras-reportam-recordes-de-vendas-na-bienal-do-livro-de-sp>. Acesso: 18 fev. 2023.

FERREIRA, Julio Marinho. Os booktubers e a venda de livros no Brasil no período de isolamento social: existe relação entre usos da imagem de si nas redes sociais e a formação de um (novo) público leitor?. Pensata, v. 11, n. 2, p.1-26, 2023.

FERONATO, Lavínia Neres. Leituras em um clique: consumo e práticas de leitura de livros digitais. 2024. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2024.

FREITAS, Marina Judiele dos Santos. Muito além da dancinha: as apropriações do TikTok para o compartilhamento da leitura. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. Los estudios sobre comunicación y consumo: el trabajo interdisciplinário en tiempos neoconservadores. Dialogos de la comunicación, n. 32, p. 2–6, 1992.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1995.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. El consumo cultural: una propuesta teórica. In: SUNKEL, Guillermo (Org.). El consumo cultural en América Latina: construcción teórica y líneas de investigación. 2. ed. Bogotá: Convenio Andrés Bello, 2006. p. 72–96.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. Leer en papel y en pantallas: el giro antropológico. In: GARCÍA CANCLINI, Néstor et al. Hacia una antropología de los lectores. Madrid: Fundação Telefónica, 2015, p. 1-37.

GONÇALVES, Márcio Souza; BARBOSA, Rafael de Oliveira; SILVA, Renata Prado Alves. Mapeando sentidos: texto, materialidade e leitura. In: GRUSZYNSKI, Ana; MARTINS, Bruno; GONÇALVES, Márcio. Edição: agentes e objetos. Belo Horizonte: PPGCOM UFMG, 2018, p.101-128.

HASLAM, Andrew. O livro e o designer II: como criar e produzir livros. São Paulo: Edições Rosari, 2007.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil - 5ª edição. 2020. Disponível em: <https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/>. Acesso 01 ago. 2024.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Pesquisa Itaú Cultural IPL: perfil leitores da Bienal do Livro/SP - 2022. 2022. Disponível em: <https://www.prolivro.org.br/wp-content/uploads/2022/08/PesquisaItau%CC%81Cultural_IPL_PerfilLeitoresdaBienaldoLivroSP22-2-1.pdf>. Acesso: 01 ago. 2024.

JEFFMAN, Tauana Mariana Weinberg. Literatura compartilhada: uma análise da cultura participativa, consumo e conexões nos booktubers. Revista Brasileira de História da Mídia, v.4, n.2, p.99-108, 2015.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

LINS, Guto. Livro infantil?: projeto gráfico, metodologia, subjetividade. São Paulo: Edições Rosari, 2003.

MAZER, Dulce Helena. A leitura e outros processos de consumo cultural: entrevista com Néstor García Canclini. Intexto, n. 38, p. 4-20, 2017.

MERGA, Margaret K. How can Booktok on TikTok inform readers' advisory services for young people? Library & Information Science Research, v.43, n. 2, p.1-10, 2021.

PAZ, Eliane Hatherly. Um livro de cabeceira e uma câmera na mão: circulação e consumo literários na contemporaneidade. ALCEU, v. 22, n. 47, p. 125–142, 2022.

SAMARA, Timothy. Guia de design editorial: manual prático para o design de publicações. Porto Alegre: Bookman, 2011.

SILVA, Renata Prado Alves. Livros e leitores nas redes de sociabilidade do YouTube. 2018. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

SUNDSTRÖM, Admeire da Silva Santos; MORAES, João Batista Ernesto de. Bookshelf tour: categorização do conhecimento a partir do discurso coletivo dos booktubers. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 13–38, 2019.

THOMPSON, John B. As guerras do livro: a revolução digital no mundo editorial. São Paulo: Editora Unesp, 2021.

THOMPSON, John B. O futuro dos livros. Matrizes, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 11-20, 2023.

VIEIRA, Manuela do Corral; CIRINO, Ana Carolina da Silva Barbosa. Bookstagram: experiências materiais e sociais do consumo literário no Instagram. Revista Culturas Midiáticas, v. 14, p. 236-253, 2021.

VIZIBELI, Danilo. Intimidade ou ostentação? As estantes dos booktubers e os sentidos sobre a leitura e o livro nas redes sociais na contemporaneidade. Texto Livre, v.17, e49223, p.1-10, 2024.

Downloads

Publicado

2025-03-14

Como Citar

Depexe, S. (2025). Unboxing, tour na estante e a valorização do papel. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 26(3). Recuperado de https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/17326

Edição

Seção

Dossiê Temático - Do papel ao digital: práticas de leitura literária