Literatura de autoria feminina e os desafios para o ensino da leitura literária

Autores

  • Olinda Cristina Martins Aleixo FACCAT

Palavras-chave:

literatura de autoria feminina, questionamento do cânone, práticas de leitura

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar obras literárias de autoria feminina evidenciando como elas se utilizam de artifícios questionadores em relação a uma expressão literária mais tradicional, no sentido de ultrapassar as barreiras do cânone e conseguir espaço e voz por meio de manifestações literárias que carregam em si formas muito peculiares de linguagem, estratégias textuais e visões de mundo. Por essa particularidade, tais obras atraem a atenção dos alunos motivando práticas de leitura e fruição.

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Publicado

2025-03-14

Como Citar

Martins Aleixo, O. C. (2025). Literatura de autoria feminina e os desafios para o ensino da leitura literária. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 26(3). Recuperado de https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/17318

Edição

Seção

Dossiê Temático - Do papel ao digital: práticas de leitura literária