Literatura de autoria feminina e os desafios para o ensino da leitura literária
Palavras-chave:
literatura de autoria feminina, questionamento do cânone, práticas de leituraResumo
O objetivo deste artigo é analisar obras literárias de autoria feminina evidenciando como elas se utilizam de artifícios questionadores em relação a uma expressão literária mais tradicional, no sentido de ultrapassar as barreiras do cânone e conseguir espaço e voz por meio de manifestações literárias que carregam em si formas muito peculiares de linguagem, estratégias textuais e visões de mundo. Por essa particularidade, tais obras atraem a atenção dos alunos motivando práticas de leitura e fruição.
Downloads
Referências
BRASIL. MEC. INEP. Divulgados os resultados do Pisa 2022. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/acoes-internacionais/divulgados-os-resultados-do-pisa-2022. Acesso em: 31 jul. 2024.
BRASIL. MEC. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CHKLOVSKI, Viktor. A arte como procedimento. In: EIKHENBAUM, B. et al. Teoria da literatura: formalistas russos. Porto Alegre: Globo, 1971, p.39-56.
FREITAS, Angélica. Rilke shake. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
GOLDSTEIN, Norma. Versos, sons, ritmos. 8.ed. São Paulo: Ática, 1994.
HILST, Hilda. Bufólicas. São Paulo: Globo, 2002.
LOPES, Adília. Obra. Lisboa: Mariposa Azual, 2000.
LOPES, Silvina Rodrigues. A paradoxalidade do ensino da literatura. In: _____. Literatura, defesa do atrito. Viseu: Vendaval, 2003. p.115-133.
MARTINS, Ivana. A literatura no ensino médio: quais os desafios do professor? In: BUNZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p.83-102.
MARTINS, Paulo. As bucólicas de Virgílio. Letras & Artes, 2008. Disponível em: http://letrasartes.blogspot.com/2008/08/as-buclicas-de-virglio.html. Acesso em: 31 jul. 2024.
NEVES, André de Jesus. Cibercultura e literatura. Identidade e autoria em produções culturais participatórias e na literatura de fã (fanfiction). Jundiaí: Paco Editorial, 2014.
NIELSEN BOOKDATA. Panorama do consumo de livros. Um estudo sobre o perfil e hábitos de compradores de livros no Brasil. Câmara Brasileira do Livro, 2023. Disponível em: https://cbl.org.br/wp-content/uploads/2023/12/Pesquisa-Panorama-do-Consumo-de-Livros_para-publicacao_V1.pdf. Acesso em: 31 jul. 2024
OTHERO, Bruna Kalil. Oswald pede a Tarsila que lave suas cuecas. Belo Horizonte: Letramento, 2019.
PÉCORA, Alcir. Nota do organizador. In: HILST, Hilst. Bufólicas. São Paulo: Globo, 2002, p.7-10.
PINHEIRO, Hélder. Reflexões sobre o livro didático de literatura. In: BUNZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p.103-116.
QUEIROZ, V. A mecânica da obsessão. DIÁRIO DO NORDESTE, Fortaleza (CE), caderno 2, p. 2, 04 fev. 2005.
ZILBERMAN, Regina. Os Congressos de Leitura [COLEs] e a crise de leitura, então e agora.
Leitura: Teoria & Prática, Campinas (SP), v.34, n.67, p.27-38, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Olinda Cristina Martins Aleixo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Todas as Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.