Leitura literária e multimodalidade
A exploração de poesia em aulas de espanhol
Palavras-chave:
Leitura literária, Multimodalidade, Ensino de EspanholResumo
Neste artigo, examinamos práticas de leitura literária de poesia em aulas de espanhol para crianças do 5º ano do Ensino Fundamental. A partir de uma perspectiva etnográfica e de uma abordagem multimodal, analisamos aspectos do texto e outros modos comunicativos (visual, gestual e cinestésico) mobilizados pela turma. Os resultados da análise demonstram a importância de explorar diversos modos comunicativos para a fruição da leitura literária e para a aprendizagem de espanhol pelas crianças.
Downloads
Referências
ACQUARONI MUÑOZ, R. Hija del azar, fruto del cálculo: la poesía en el aula de E/LE. Carabela, Madrid, Nº. 59, p. 49-77, 2006.
AGUIAR, V. T. Que livro indicar - Interesses do leitor jovem. Porto Alegre: Mercado Aberto/OEL, 1978.
XXX; XXX; XXX. YYYYYYYY. In: VÁZQUEZ-ROCCA, Liliana.; MANGUI HAQUIN, Dominique.; PÉREZ-ARREDONDO, Carolina. (Org.) Miradas latinoamericanas sobre multimodalidad: Trayectorias, análisis y metodologías. Santiago: RIL editores. Universidad Andrés Bello. 2023. p. 91-122.
XXXX; XXX. WWWWWWW. In: CLÍMACO, Adriana Ortega; ORTEGA, Raquel da Silva; MILREU, Isis (Orgs.). Ensino de Literaturas Hispânicas: Reflexões, propostas e relatos. Campina Grande, PB: EDUFCG, 2018. Disponível em <http://docs.wixstatic.com/ugd/ff2fac_78d7f9c26ac04f7fb0ed1d517dc3e9f6.pdf> Acesso 30 de julho de 2024.
ÁVILA, M. Rima e solução: a poesia nonsense de Lewis Carroll e Edward Lear. São Paulo: Annablume, 1996.
BAJOUR, C. La experiencia física de leer poesía como pedagogía de lo poético. Revista Prácticas Docentes en juego por Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales - UNaM, volume 1, número 1. p.141-153, 2021.
BEZEMER, J.; KRESS, G. Multimodality, learning and communication: a social semiotic frame. London: Routledge, 2016.
BEZEMER, J.; MAVERS, D. Multimodal transcription as academic practice: a social semiotic perspective. International Journal of Social Research Methodology. Vol. 14, No. 3, p.191-206, 2011.
BLOOME, D.; EGAN-ROBERTSON, A. The social construction of intertextuality in classroom reading and writing lessons. Reading Research Quarterly, v. 28, n. 4, p. 305-333, 1993.
FLEWITT, R.; PRICE, S.; KORKIAKANGAS, T. Multimodality: methodological explorations. Qualitative Research, Vol. 19 (1). p. 3-6, 2019.
FLOWERDEW, J.; MILLER, L. Second language listening: theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
HEATH, S. B. Ethnography in Education: defining the essentials. In: GILLMORE, P; GLATTHORN, A. (Eds.) Children in and out of school: ethnography and education. Washington, DC: Center for Applied Linguistics, p. 35-55, 1982.
JEWITT, C.; MACKLEY, K. L. Methodological dialogues across multimodality and sensory ethnography: digital touch communication. Qualitative Research. Vol. 19(1), p. 90-110, 2019.
KRESS, G. The English classroom as a multimodal sign. In Kress G.; Jewitt, C.; Bourne, J.; Franks, A.; Hardcastle, J.; Jones, K.; Reis, E. English in Urban Classrooms: a Multimodal Perspective on Teaching and Learning. Abingdon, UK: Routledge Falmer, 2005. p. 37-68.
KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge, 2010.
KRESS, Gunther; Van LEEUWEN, Theo. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London/New York: Arnold; Oxford University Press, 2001.
LINDEN, S. V. D. Para ler o livro ilustrado. Tradução Dorotheé de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
NIKOLAJEVA, M; SCOTT, C. Livro Ilustrado: palavras e imagens. Tradução de Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
PINHEIRO, H. Poesia na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2018.
STREET, B. Literacy in theory and practice. Cambridge, Mass: Cambridge University, 1984.
WALSH, M. E. Zoo loco. Ilustrações de Pedro Vilar. Buenos Aires: Alfaguara, 2015.
WALSH, M. E. Zoo loco. 19ª ed. Ilustrações de Silvia Jacoboni. Buenos Aires: Alfaguara, 2018.
WALSH, M. E. Zoo louco. Ilustrações de Ângela Lago. Tradução de Gláucia de Souza. Porto Alegre: Editora Projeto, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Elizabeth Guzzo de Almeida, Maria Lúcia Castanheira, Maria Zélia Versiani Machado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Todas as Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.