Leitura literária e multimodalidade

A exploração de poesia em aulas de espanhol

Autores

Palavras-chave:

Leitura literária, Multimodalidade, Ensino de Espanhol

Resumo

Neste artigo, examinamos práticas de leitura literária de poesia em aulas de espanhol para crianças do 5º ano do Ensino Fundamental. A partir de uma perspectiva etnográfica e de uma abordagem multimodal, analisamos aspectos do texto e outros modos comunicativos (visual, gestual e cinestésico) mobilizados pela turma. Os resultados da análise demonstram a importância de explorar diversos modos comunicativos para a fruição da leitura literária e para a aprendizagem de espanhol pelas crianças.

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Biografia do Autor

Elizabeth Guzzo de Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora Associada da Faculdade de Educação da UFMG. Doutora em Linguística Aplicada e mestra em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-doutora em Educação (UFMG). Especialização em Língua Espanhola pela PUC-Minas, graduação em Língua Espanhola e bacharelado em Língua Portuguesa pela UFMG. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Literatura Infantil – Gepli - e integrante do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário –Gpell/FaE/UFMG. Tem experiência nas áreas de Educação e Letras, com ênfase em Linguística Aplicada e Educação Literária atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos e multimodalidade, literatura infantil e juvenil e ensino e ensino de língua espanhola como língua adicional. Foi vice-presidenta da Associação de Professores de Espanhol de Minas Gerais (APEMG)  Triênio 2020-2022. Atuou como coordenadora do Pibid-Espanhol na FaE/UFMG (2012-2017).

Maria Lúcia Castanheira, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Pedagogia (1985) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), Doutorado em Educação, com ênfase em Linguagem e Cultura pela University of California, Santa Barbara (2000) e pós-doutorado em Linguística Aplicada pela PUC/SP (2004-2005) e pelo Kings College London (2009-2010; 2017). Professora Titular, aposentada da Faculdade de Educação da UFMG, onde lecionou nos cursos de Graduação em Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da UFMG (PPGE/FaE/UFMG), onde continua atuando como professora voluntária. Seus projetos de pesquisa e ação educacional integram as atividades do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale/FaE/UFMG). Com formação nas áreas de educação, cultura e linguagem, desenvolve pesquisas de natureza etnográfica sobre práticas de letramento escolares e não escolares. Seu interesse em pesquisa está nos seguintes temas: práticas de leitura e escrita em meios populares, letramento e alfabetização, letramento acadêmico, discurso em sala de aula, inclusão.

Maria Zélia Versiani Machado, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Realizou pesquisa de pós-doutorado sobre a leitura literária em contextos do campo, com o apoio do CNPq. É professora aposentada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino - DMTE, onde atuou como professora nos cursos de Letras, Pedagogia e Licenciatura do Campo (neste último, desde a sua implantação na Faculdade de Educação). Atualmente é professora voluntária do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG. Integrou a equipe que criou, na década de 1990, o Grupo de Pesquisa de Literatura Infantil e Juvenil, hoje Grupo de Pesquisas do Letramento Literário - GPELL - do Ceale - Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - da FaE/UFMG. Coordenou as seguintes pesquisas: subprojeto sobre gêneros da Literatura infantil e juvenil, parte de uma pesquisa intitulada Produção literária para crianças e jovens no Brasil: perfil e desdobramentos textuais e para-textuais; Letramentos em comunidades rurais: práticas sociais de leitura e de escrita em situações escolares e não escolares, financiada pela Fapemig e, posteriormente, pelo CNPq. Tem experiência no Ensino de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes eixos: leitura e produção de textos; formação de leitores; ensino de literatura.

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Publicado

2025-03-18

Como Citar

Guzzo de Almeida, E., Castanheira, M. L., & Versiani Machado, M. Z. (2025). Leitura literária e multimodalidade: A exploração de poesia em aulas de espanhol. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 26(3). Recuperado de https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/17314

Edição

Seção

Dossiê Temático - Do papel ao digital: práticas de leitura literária