Reorientações decoloniais e transviadas para o ensino de literatura na universidade

Autores

Palavras-chave:

letramento literário, Decolonialidade, estudos transviados

Resumo

Neste artigo, reflito sobre minhas práticas de leitura e letramento literário nos cursos de Licenciatura em Letras da UFAC, utilizando abordagens decoloniais e reorientações transviadas. Argumento que a literatura, quando abordada criticamente e de forma inclusiva, tem um potencial epistemologicamente transformador. Meu objetivo é mostrar como essas práticas podem formar leitores mais críticos e conscientes das opressões e resistências nas narrativas literárias, além de influenciar futuros professores a adotar uma praxiologia decolonial e transviada.

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Biografia do Autor

Victor Santiago, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Victor Santiago é professor adjunto de Inglês e literatura de expressão inglesa da Universidade Federal do Acre (UFAC). É doutor em Literaturas de Língua Inglesa e mestre em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e graduado em Letras pela PUC-Rio. Assina a primeira tradução das duas versões de Freshwater: A Comedy (1923/1935), de Virginia Woolf, para o Português Brasileiro, as quais compõem a tese de doutorado Freshwater: uma comédia de Virginia Woolf - uma
farsa modernista em tradução (2022). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6676-4212.
E-mail: victor.santiago@ufac.br

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Publicado

2025-03-14

Como Citar

Santiago, V. (2025). Reorientações decoloniais e transviadas para o ensino de literatura na universidade. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 26(3). Recuperado de https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/17302

Edição

Seção

Dossiê Temático - Do papel ao digital: práticas de leitura literária