Aplicativo "Ciência e Literatura":

Leitura literária, interpretação e interações investigativas

Autores

Palavras-chave:

App , Produto Educacional, Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT

Resumo

Esta pesquisa, de caráter qualitativo e bibliográfico, detalha o embasamento teórico do aplicativo para telefones celulares “Ciência e Literatura”, produto educacional que busca, por meio de atividades investigativas e interativas a partir de excertos literários diversos, cooperar para a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), utilizando o enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) nas questões de compreensão e das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR) como método de ensino, ambas também aqui abordadas.

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Biografia do Autor

Fernando Bruno Antonelli Molina Benites, UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná

Leciono atualmente nos ensinos superior, médio, fundamental I e II e em cursos livres de idiomas, com experiência também em tutoria EAD e educação infantil. Proponho e valorizo a intersecção entre diferentes áreas do saber para a obtenção de uma base sólida de fundamentação teórica e reflexão crítica - em suma, uma formação voltada para o clássico. Das áreas de Letras, Filosofia e Teologia, desenvolvo pesquisas acerca da intertextualidade das grandes narrativas da literatura universal com a Bíblia Sagrada, da leitura comparada, do uso da Literatura como instrumento para o ensino de língua estrangeira e da produção de texto em nível médio, sempre interessado nas bases filosóficas que efetiva ou pretensamente sustentam as práticas em sala de aula. Possuo certificado internacional de proficiência em inglês - FCE (Cambridge English First), nível C1 - Avançado. 

Alessandra Dutra, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Alessandra Dutra possui Graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1997), Mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2003) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Londrina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Língua Portuguesa e Inglesa, Estágio Supervisionado, Prática de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Letramento e Multiletramentos. Professora permanente dos Programas de Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN/Londrina e Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia, UTFPR/Ponta Grossa. É bolsista de produtividade em pesquisa pela Fundação Araucária.

Awdry Feisser Miquelin, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possuo graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Fui professor QPM do Estado do Paraná de 2003 - 2009. Atualmente sou Professor Associado II no Departamento Acadêmico de Ensino da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa, professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (Câmpus Ponta Grossa) Mestrado e Doutorado, Fui Coordenador Institucional do projeto PIBID da UTFPR e sou Coordenador do Doutorado do PPGECT. Trabalho em projetos voltados a abordagem sistêmica, relações entre ensino, ciência e tecnologia e sociedade, ciência e arte e análise de sistemas educacionais tecnológicos comunicativos, com ênfase no ensino de ciências e mediação de tecnologia na prática pedagógica para o Ensino Superior e a Escola Básica envolvendo didática, ensino-aprendizagem e educação dialógica-problematizadora. Coordeno o Grupo de Pesquisas Em Arte, Ciência e Tecnologia: GPACT.

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Publicado

2025-03-14

Como Citar

Antonelli Molina Benites, F. B., Dutra, A., & Feisser Miquelin, A. (2025). Aplicativo "Ciência e Literatura":: Leitura literária, interpretação e interações investigativas. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 26(3). Recuperado de https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/17221

Edição

Seção

Dossiê Temático - Do papel ao digital: práticas de leitura literária