A (co)construção de sentidos na leitura e na produção textual

em cena um estudante autista

Autores

Palavras-chave:

(Co)construção de sentidos, Multimodalidade, Fatores de Textualidade, Estudante autista

Resumo

Este artigo se propõe a analisar o processo de articulação de distintas semioses para a (co)construção de sentidos na leitura e na produção textual com alunos/as autistas e não autistas em uma turma de educação inclusiva de espanhol como língua adicional. Constatamos, a partir de nossa orientação teórico-metodológica, que o estudante autista negociou semioses verbais e não verbais na (co)construção de sentidos com os/as colegas nas tarefas de leitura e de produção textual analisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, R.; CAVALCANTE, R. N. Lutas (meta)discursivas no gênero carta/nota de repúdio: a (im)polidez nas instâncias da interação. Letras em Revista, v. 13, n. 1, p. 98-121, 2022.

ANGROSINO, M. Etnografia e observação participante. Tradução José Fonseca. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BEAUGRANDE, R.; DRESSLER, W. Introduction to text linguistics. New York: Longman, 1981.

BRASIL. Lei nº 11.988, de 27 de julho de 2009. Cria a Semana da Educação

para a Vida, nas escolas públicas de ensino fundamental e médio de todo o

País, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 jul.

Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/

/lei/l11988.htm. Acesso em: 8 maio 2024.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão

da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário

Oficial da União, Brasília, 7 jul. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.

br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 8 maio 2024.

CANÇADO, M. Um estudo sobre a pesquisa etnográfica em sala de aula. Trabalhos

em Linguística Aplicada, v. 23, p. 55-69, 1994.

CAVALCANTE, M. M. et al. O texto e suas propriedades: definindo perspectivas

para análise. (Con)Textos Linguísticos, v. 13, n. 25, p. 25-39, 2019.

CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução

e desafios. Revista Portuguesa de Educação, v. 16, n. 2, p. 221-236, 2003.

DISTRITO FEDERAL. Portaria nº 15, de 11 de fevereiro de 2015. Aprova o regimento

interno das escolas públicas estaduais do Distrito Federal. Diário Oficial

da União, Brasília, 27 fev. 2015. Disponível em: http://www.cre.se.df.gov.br/

ascom/documentos/legis/lei_5105_3mai13.pdf. Acesso em: 8 maio 2024.

FETTERMAN, D. Ethnography: step by step. London: Sage, 1998.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

JEWITT, C. Different approaches to multimodality. In: JEWITT, C. (ed.). The Routledge handbook of multimodal analysis. London; New York: Routledge, 2011. p. 28-39.

KOCH, I. G. V. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Front pages: (the critical) analysis of newspaper

layout. In: BELL, A.; GARRET, P. (ed.). Approaches to media discourse. Oxford:

Blackwell Publishing, 1998. p. 186-219.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da

pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Armed, 1999.

LEITÃO, A. B. Autismo e metáforas multimodais: um estudo discursivo crítico e

sociointeracional. 2021. 313 p. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade

de Brasília, Brasília, 2021.

MARCUSCHI, L. A. Linguística de texto: o que é e como se faz? São Paulo: Parábola,

MASON, J. Qualitative researching. 2. ed. London; Thousand Oaks; New Delhi:

Sage, 2002.

MORATO, A. L. V. C. Gênero ofício: um (novo) olhar sobre os fatores de textualidade

à luz da competência metagenérica. 2023. 193 p. Dissertação (Mestrado

em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2023.

NOLAN, J.; MCBRIDE, M. Embodied semiosis: autistic “stimming” as sensory

praxis. In: TRIFONAS, P. P. (ed.). International handbook of semiotics. Dordrecht:

Springer, 2015. p. 1069-1078.

NORRIS, S. Analyzing multimodal interaction: a methodological framework.

London; New York: Routledge, 2004.

NORRIS, S. Modal density and modal configurations: multimodal actions. In:

JEWITT, C. (ed.). The Routledge handbook of multimodal analysis. London; New

York: Routledge, 2011. p. 78-90.

NORRIS, S. What a mode? Smell, olfactory perception, and the notion of mode

in multimodal mediated theory. Multimodal Research Centre, v. 2, n. 2, p. 155-169,

SINGER, J. “Why can’t you be normal for once in your life?” From a “problem

with no name” to the emergence of a new category of difference. In: CORKER, M.;

FRENCH, S. (ed.). Disability discourse. Buckingham, Philadelphia: Open University

Press. 1999. p. 59-67.

WATSON-GEGEO, K. A. Classroom ethnography. In: HORNBERGER, N. H.;

CORSON, D. (ed.). Encyclopedia of language and education. Dordrecht: Kluwer

Academic Press, 1997. v. 8, p. 135-144.

Downloads

Publicado

2024-09-13

Como Citar

Albuquerque, R., & Leitão, A. (2024). A (co)construção de sentidos na leitura e na produção textual: em cena um estudante autista. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 26(2), 1–14. Recuperado de https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/17112

Edição

Seção

Dossiê Temático - Abordagens teórico-analíticas do texto