O saber popular e o ensino de ciências: uma possilidade de investigação científica na educação de jovens e adultos

Autores

  • Nedir Soares Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Educação Popular, Social e Comunitária, Saberes Populares, Ensino de Ciência por Investigação, Argumentação Científica

Resumo

RESUMO

Neste artigo apresentamos a possibilidade de usar os saberes populares, forjados nas práticas da Educação Popular, Social e Comunitária, no Ensino de Ciências. Observamos que no cotidiano fazemos e transmitimos saberes e, às vezes, não notamos as ciências por trás deles. Percebemos também que frequentemente fazemos uso da argumentação, fundamentados na crença popular ou em outros componentes. Esse cenário também está presente na sala de aula e em nosso ponto de vista há uma necessidade do diálogo entre os saberes populares com o conhecimento científico. Acreditamos que o uso dos saberes populares na elaboração de atividades investigativas favorecerá a criação de um ambiente investigativo e argumentativo, desenvolvendo habilidades importantes para formação cidadã de Jovens e Adultos.

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Publicado

2017-03-22

Como Citar

Soares, N. (2017). O saber popular e o ensino de ciências: uma possilidade de investigação científica na educação de jovens e adultos. Revista Trama Interdisciplinar, 7(3). Recuperado de https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/9600