O espectador pensa: cinema, educação e recepção fílmica em sala de aula

Autores

  • Lívia do Nascimento Bombana Mestre pela Universidade de São Paulo
  • Rogério de Almeida Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

cinema e educação, recepção fílmica, estudos culturais, hermenêutica

Resumo

Quais são as repercussões externas de uma representação construída diegeticamente? Como os filmes são compreendidos pelos espectadores? O que uma experiência de cinema é capaz de mobilizar? Por meio de uma pesquisa-ação e sob a perspectiva da Hermenêutica, dos Estudos Culturais e das teorias da percepção, que situam o receptor como sujeito ativo no processo de compreensão e comunicação, este artigo busca refletir sobre a espectatorialidade cinematográfica em sua dimensão educativa tendo como objeto a recepção do filme Através das Oliveiras (1994), do cineasta iraniano Abbas Kiarostami, a partir da experiência em sala de aula, num curso de pós-graduação em uma universidade pública. Após uma discussão introdutória e conceitual sobre as relações entre realidade e ficção e entre cinema e educação, foram analisadas as interpretações dos alunos e alunas, que revelaram o caráter ativo, imaginativo, educativo e formador da experiência cinematográfica.

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Biografia do Autor

Lívia do Nascimento Bombana, Mestre pela Universidade de São Paulo

Doutoranda da USP

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Publicado

2023-05-23

Como Citar

do Nascimento Bombana, L., & de Almeida, R. (2023). O espectador pensa: cinema, educação e recepção fílmica em sala de aula. Revista Trama Interdisciplinar, 14(1), 133–148. Recuperado de https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/15429