Motivação dos professores da rede pública estadual do Rio de Janeiro

Autores

  • Wendel Furtado da Silva FAETEC/Rio de Janeiro
  • Fátima Cristina Andrade da Silva Mestre, UFF
  • Fabiana Rodrigues Leta Doutora/PUC/Rio de Janeiro
  • Ruth Maria Mariani Braz Professora/UFF

Palavras-chave:

Motivação, Políticas Públicas, Teoria dos dois fatores.

Resumo

Em 2011, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Estadual de Educação, apresentou um Programa de Educação, a fim de melhorar os índices de qualidade nos segmentos de ensino fundamental e médio. Cabe, neste contexto, verificar se o programa educacional tende a motivar os professores da respectiva rede de ensino e, sob este aspecto, o presente artigo tem como objetivo identificar os fatores ligados à motivação, percebidos pelos docentes em relação ao programa ora estabelecido, segundo a teoria motivacional dos dois fatores, de Frederick Herzberg, cujo percurso inclui descrever a referida teoria motivacional, conhecer o Programa de Educação do Estado, sua origem e objetivos, e estabelecer um quadro estatístico sobre a motivação de professores em determinado espaço e tempo.  A partir de um estudo quantitativo-qualitativo, foram feitas entrevistas por meio de questionário semiestruturados, dirigidos aos professores lotados nos bairros de Campo Grande e Santa Cruz, região metropolitana do Rio de Janeiro, cujos resultados evidenciaram a percepção dos professores entrevistados quanto aos fatores motivacionais ou intrínsecos bem como os fatores higiênicos ou extrínsecos.

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Biografia do Autor

Wendel Furtado da Silva, FAETEC/Rio de Janeiro

Possui: bacharelados em Ciência da Computação (2000), pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos, em Administração (2013), pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Direito (2021), pela Universidade Cândido Mendes; licenciaturas plenas em Matemática (2007) e Informática (2007), ambos os cursos pela Universidade Cândido Mendes; especializações em Tecnologia e Segurança de Redes de Computadores (2006), pela Universidade Estácio de Sá; Docência do Ensino Superior (2009), pela Universidade Cândido Mendes; Planejamento, Implementação e Gestão de EAD (2010), Novas Tecnologias no Ensino da Matemática (2010) e Gestão em Administração Pública (2014), estes pela Universidade Federal Fluminense; e mestrado em Tecnologia (2008), pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Atualmente é Analista de Tecnologia da Informação da Dataprev e Professor Efetivo da Faetec/RJ. (

Fátima Cristina Andrade da Silva, Mestre, UFF

Docente Orientadora Voluntária do Projeto de Residência Pedagógica de Alfabetização - CAPES, Mestre Profissional em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense, especialização em Educação Especial na Área de Deficiência Auditiva pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, bacharelados em Ciência da Computação, pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos, licenciaturas plena em Informática pela Universidade Cândido Mendes

Fabiana Rodrigues Leta, Doutora/PUC/Rio de Janeiro

Professora Titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Foi Diretora da Escola de Engenharia da UFF de novembro de 2018 a fevereiro de 2020. Foi responsável pela criação da AGIR - Agência de Inovação da Universidade Federal Fluminense, ocupando o cargo de diretora no período de 2009 a 2014. Criou o Centro Integrado de Tecnologia e Inovação da Escola de Engenharia da UFF desde 2014. Foi editora da revista da Escola de Engenharia da UFF, Engevista, até 2016 . Coordena o Laboratório de Metrologia Dimensional e Computacional, criado pela mesma na UFF. É membro da Associação Brasileira Ciências de Engenharia Mecânicas e da Associação Brasileira de Educação em Engenharia. Atua no Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFF. Coordena diversos projetos e orienta alunos de graduação e pós-graduação. É tutora do Programa de Educação Tutorial (MEC-SESu). Desenvolve pesquisas principalmente nas seguintes áreas: Visão Computacional, Metrologia, Inovação Tecnológica, Ensino de Engenharia e Petróleo e Gás

Ruth Maria Mariani Braz, Professora/UFF

Doutora em Ciências e Biotecnologia, do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense; Reconhecido o nível pela Universidade do Minho do doutoramento em ciências da Educação e realizei o doutoramento sanduiche na Universidade do Porto. Especialista ?Lato Sensu? em Educação Física Especial (Universidade Castelo Branco). Tenho a graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ( UFRRJ) . Sou professor docente I - Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro e professor do Curso de mestrado profissional em Diversidade e Inclusão da UFF. Atuei como coordenadora executiva do projeto Internacional Spread The Sign no Brasil e coordeno o núcleo de Inclusão Galileu Galilei. Sou orientadora de alunos do curso de Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão do Instituto de Biologia da UFF. Desenvolvo pesquisas ligada aos temas: Educação Inclusiva, Educação de Surdos, Tecnologia Assistiva, géneros; confeção de materiais didáticos adaptado, didática com o intuito de auxiliar os alunos com deficiências nas classes regulares de ensino, filosofia esta que defendo e é adotada atualmente nas instituições na qual trabalho. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, tecnologia e didática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de docentes, políticas publicas, diversidade, Interdisciplinaridade, sensibilização, adaptação e confecção de materiais didáticos e brincar.  https://www.researchgate.net/profile/Ruth-Mariani-Braz. C.V:http://lattes.cnpq.br/8386383577325343

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Publicado

2023-05-23

Como Citar

Furtado da Silva, W., Andrade da Silva, F. C., Rodrigues Leta, F., & Mariani Braz, R. M. (2023). Motivação dos professores da rede pública estadual do Rio de Janeiro. Revista Trama Interdisciplinar, 14(1), 182–197. Recuperado de https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/15355

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