O registro documental de “Ka Mimbangu: a cena moçambicana entre tradição e contemporaneidade”

Autores

  • Mariana Conde Rhormens Lopes UNICAMP
  • Marcial Lourenço Macome USP

Palavras-chave:

Documentário; cinema negro, Moçambique, Teatro, Dança.

Resumo

Por muito tempo a história da humanidade teve como centro a Europa e as civilizações ocidentais. Os saberes de diversas áreas tais como teatro, dança, história, ciência, política, sociologia, economia, artes plásticas, música, arquitetura entre tantos outros, tinham como foco de estudo e como principais, ou quiçá, únicas referências, as trajetórias e desenvolvimentos históricos europeus. Com o considerar das narrativas de povos africanos, latino-americanos, asiáticos e grupos até então silenciados, a noção da compreensão de história geral e do lugar da Europa no mundo transformou-se. Com isso mudanças metodológicas ocorreram incluindo história oral, arqueologia, etnologia, linguística histórica e antropologia. 

Se perguntarmos a alguém se já viu produções artísticas e cinematográficas norte-americanas, a resposta será provavelmente sim. O mesmo acontece se a questão for colocada sobre obras francesas, inglesas ou espanholas. Se o foco estiver nas produções moçambicanas, é bem provável que as respostas sejam diferentes. Quais os alcances internacionais das produções de teatro, dança e cinema moçambicano? 

O presente artigo visa discorrer sobre o registro documental das artes da cena moçambicana realizado no longa-metragem ‘Ka Mimbangu - A cena moçambicana entre tradição e contemporaneidade’. O documentário apresenta a partir do relato de diversos artistas moçambicanos um panorama histórico do teatro e dança na cidade de Maputo, capital de Moçambique. Traz à tona as discussões e debates inseridos nas produções atuais da cidade que conta com forte efervescência cultural.

O documentário evidencia a ausência de um acervo escrito ou de uma biografia capaz de narrar de forma sistematizada a história das artes da cena em Moçambique, mas isso não significa ausência de conhecimento e nem de falta de uma história do teatro e dança. Esta ausência enfatiza o papel da oralidade no percurso das artes da cena em Moçambique e em várias outras partes do continente africano. Desta forma o documentário abre espaço para pesquisas que combinam a oralidade como documento e o registo visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcial Lourenço Macome , USP

Marcial Macome⁩  - Moçambicano, Mestre em Artes Cênicas pela ECA-USP, membro do Laboratório de Dramaturgia do Corpo- LADCOR- PPGAC/ECA- USP. É igualmente membro do Coletivo Legítima Defesa, ator, dramaturgo e diretor.  Membro do Program for Young politiciens in Southern Africa.

Downloads

Publicado

2023-05-23

Como Citar

Rhormens Lopes, M. C., & Macome , M. L. (2023). O registro documental de “Ka Mimbangu: a cena moçambicana entre tradição e contemporaneidade” . Revista Trama Interdisciplinar, 14(1), 49–61. Recuperado de https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/15343