Algumas reflexões sobre a inserção e o ensino do atletismo na educação física escolar

Autores

  • Flávia Temponi Góes
  • Paulo Roberto Vieira Júnior
  • Pâmela Aparecida Silva Oliveira

Resumo

Este artigo analisou como 25 professores de Ensino Fundamental de Educação Física, de escolas públicas estaduais da região noroeste de Belo Horizonte/MG, insere m o conteúdo Atletismo e quais estratégias pedagógicas são desenvolvidas para a aprendizagem da modalidade. Como procedimento metodológico, realizou-se uma revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. Constatou-se que nenhum professor possui plano de ensino impresso ou tem hábito de registrar seu planejamento. Verificou-se que apenas sete professores ministram a modalidade e a desenvolvem por meio de jogos e brincadeiras, enquanto 18 sujeitos não ministram o Atletismo. Conclui-se que existe a necessidade de conscientização e mobilização dos docentes para ensino da modalidade, pois, do contrário, esta ficará renegada a uma posição secundária no contexto escolar.

 

Palavras-chave: atletismo; educação física escolar; estratégias pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-09-15

Como Citar

Góes, F. T., Vieira Júnior, P. R., & Oliveira, P. A. S. (2014). Algumas reflexões sobre a inserção e o ensino do atletismo na educação física escolar. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 13(1). Recuperado de https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/4154