A Agressividade Tributária Gera Custos Reputacionais no Brasil?

Autores

  • Antônia Auridéia Felismino da Silva Fucape Business School
  • Danilo Soares Monte-Mor Fucape Business School

Palavras-chave:

Planejamento Tributário, Custo Reputacional, Agressividade Tributária, Empresas Brasileiras, Gestão

Resumo

O objetivo desta pesquisa é investigar se as Empresas Brasileiras arcam com o custo de reputação ao se engajarem em atividade de agressividade tributária. Utilizou-se regressões com dados em painel para testar a hipótese de que quanto maior o nível de agressividade tributária praticada pelas empresas maiores são os custos reputacionais que elas sofrem por conta dessa prática. A amostra está nas empresas brasileiras de capital aberto no período de 2010 a 2018. Os resultados não confirmaram a hipótese e sugerem que as variações das vendas, do preço das ações, a admiração pela mídia e a troca de executivos não estejam associadas à prática de agressividade, indicando que as empresas referentes não sofreram custos reputacionais associados à agressividade tributária. Em suma, esta pesquisa sugere um auxílio a gestores sobre a aceitação ou não da agressividade fiscal, sobretudo na ideia de redução de gastos com pagamentos de tributos agressivos, por exemplo.

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Biografia do Autor

Antônia Auridéia Felismino da Silva, Fucape Business School

Mestre em Ciências Contábeis

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Publicado

2023-07-27

Como Citar

Felismino da Silva, A. A., & Soares Monte-Mor, D. (2023). A Agressividade Tributária Gera Custos Reputacionais no Brasil?. Revista De Economia Mackenzie, 20(1), 152–172. Recuperado de https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/15635

Edição

Seção

Artigos