Uso de histórias para ensino de reconhecimento de expressões faciais de emoções para crianças com TEA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar um procedimento de ensino utilizando histórias sociais para identificação de quatro expressões emocionais faciais por crianças com TEA: alegria, surpresa, raiva e tristeza, e, em segunda instância e de forma concomitante, a aplicação de outros programas de ensino de áreas do desenvolvimento infantil (socialização, cognição, linguagem, autocuidado e desenvolvimento motor). Foram selecionadas três famílias com filhos com TEA e, por motivos de isolamento social da pandemia da Covid-19, os programas foram aplicados pelas mães, orientadas via telessaúde. As variáveis dependentes foram: pré e pós-teste do desempenho da criança no IPO, número de acertos nos programas gerais de socialização, número de acertos nos programas específicos de identificação de faces de emoções, pontuação no checklist de interação e engajamento dos vídeos de intervenção enviados pelas mães, pontuação na EVALOF (Escala de Avaliação da Linguagem Oral em Contexto Familiar) e medida de validade social das mães. A variável independente envolveu a aplicação do procedimento de ensino diretamente pelas mães. Os resultados apresentaram evolução das crianças (P2 e P3) na aquisição de novas habilidades de identificação de faces de expressões emocionais. Qualitativamente, analisaram-se aprimoramentos nas habilidades das mães na aplicação das atividades, e elas, no geral, mostraram-se muito satisfeitas com a participação delas e com o progresso dos filhos.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia: Teoria e Prática pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos não exclusivos de publicação do conteúdo.
Referências
Almeida, C. G. M., Almeida-Verdu, A. C. M., & Cavalcante, M. R. (2016). Descrição de contingências durante a leitura de histórias e o comportamento de crianças: um estudo exploratório. Psicologia em Revista, 22(3), 558–578. http://dx.doi.org/DOI-10.5752/P.1678-9523.2016V22N3P558
American Psychiatric Association. (2013). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders – DSM-V. 5th ed. American Psychiatric Association.
Antill, K. (2020). Family-Centered Applied Behavior Analysis for Children with Autism Spectrum Disorder. Intervention in School and Clinic, 55, 185–191. https://doi.org/10.1177/1053451219842240
Balog, L. G. C. (2019). Ensino da linguagem oral em contexto familiar: análise de uma ferramenta de observação. [Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP]. http://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11728
Balog, L. G. C., Domeniconi, C., Benitez, P., & Gràcia, M. (2022). Ensino da linguagem oral no contexto familiar: uma ferramenta de avaliação. São Carlos: UFSCAR/CPOI.
Braga-Kenyon, P., Kenyon, S. E, & Miguel, C. F. (2005). Análise Comportamental Aplicada (ABA): Um modelo para a Educação Especial. In: W. C. Júnior et al. (Orgs.), Transtornos invasivos do desenvolvimento: 3º milênio. Corde.
Briot, K., Pizano, A., Bouvard, M., & Amestoy, A. (2021). New Technologies as Promising Tools for Assessing Facial Emotion Expressions Impairments in ASD: A Systematic Review. Front. Psychiatry, 12, 634756. https://doi.org/ 10.3389/fpsyt.2021.634756
Carneiro, A. C., Brassolatti, I. M., Nunes, L., Damasceno, F. C. A., Cortez, M. D. (2020). Ensino de pais via telessaúde para a implementação de procedimentos baseados em ABA: Uma revisão de literatura e recomendações em tempos de Covid-19. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 16, 148–173. http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v16i2.9608
Cooper, J. O., Heron, T., & Heward, W. (1989). Applied behavior analysis. Merrill.
Craig, E. A., Dounavi, K., & Ferguson, J. (2022). Effectiveness of a functional analysis and functional communication training conducted through telehealth. Journal of Developmental and Physical Disabilities, 35(2), 227–246. https://doi.org/10.1007/s10882-022-09857-6
Domeniconi, C., Balog, L. G. C., Biazim, M. A., Moron, S. G., & Benitez, P. (2024). Telessaúde em intervenção comportamental com mães de crianças com autismo. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 25, 1-17. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1838
Fonseca, M. E. G. (2018). Breve revisão sobre 24 práticas baseadas em evidências (Manuscrito não publicado).
Garcia Garcia, J. M., Penichet, V. M. R., Lozano, M. D., & Fernando, A. (2021). Using emotion recognition technologies to teach children with autism spectrum disorder how to identify and express emotions. Universal Access in the Information Society, 21, 809–825. https://doi.org/10.1007/s10209-021-00818-y
Gomes, C. G. S., Silveira, A. D., Estrela, L. P. C. B., Figueiredo, A. L. B., Oliveira, A. Q., Oliveira, I. M. (2021). Efeitos do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na capacitação de cuidadores de crianças com autismo. Revista Brasileira de Educação Especial, 27, 285–300. https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0085
Grelotti, D. J., Klin, A. J., Gauthier, I., Skudlarski, P., Cohen, D. J., Gore, J. C. et al. (2005). fMRI activation of the fusiform gyrus and amygdala to cartoon characters but not to faces in a boy with autism. Neuropsychologia, 43(3), 373–385. https://doi. org/10.1016/j.neuropsychologia.2004.06.015
Guo, D., & Qiu, Z. (2024). Intrinsic mechanisms of facial expression recognition defects in children with autism. Journal of Clinical Medicine Research, 5(1), 82. https://doi.org/10.32629/jcmr.v5i1.1789
Higbee, T. S. (2012). The ASSERT Curriculum (Unpublished manuscript). Utah State University.
Keating, C. T., & Cook, J. L. (2021). Facial expression production and recognition in autism spectrum disorders: a shifting landscape. Psychiatric Clinics of North America, 44(1), 125–139. doi: 10.1016/j.psc.2020.11.010
Li, B., Blijd-Hoogewys, E. M. A., Stockmann, L., & Rieffe, C. (2023). The early development of emotion recognition in autistic children: Decoding basic emotions from facial expressions and from emotion-provoking situations. Development and Psychopathology. Advance online publication. https://doi.org/10.1017/S0954579423000913
Lima, A. A. (2017). Efeitos do uso de histórias infantis sobre o reconhecimento de expressões faciais de emoções em crianças com autismo [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Pará]. Repositório da Universidade Federal do Pará. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13848
Meyer Lindenberg, H., Moessnang, C., Oakley, B., Ahmad, J., Mason, L., Jones, E. J. H., Hayward, H. L., Cooke, J., Crawley, D., Holt, R., Tillmann, J., Charman, T., Baron Cohen, S., Banaschewski, T., Beckmann, C., Tost, H., Meyer Lindenberg, A., Buitelaar, J. K., Murphy, D. G., Brammer, M. J., & Loth, E. (2022). Facial expression recognition is linked to clinical and neurofunctional differences in autism. Molecular Autism, 13(43). https://doi.org/10.1186/s13229-022-00520-7
Muñoz, P. O. L. (2018). Rastreamento de olhar e reconhecimento de emoções em crianças com transtorno do espectro autístico [Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo]. Biblioteca Digital USP. http://doi.org/10.11606/T.47.2018.tde-19122018-100632
Paracampo, C. C. P., Albuquerque, L. C. D., Mescouto, W. D. A., & Farias, A. F. (2013). Efeitos de perguntas e de respostas às perguntas sobre o seguir regras apresentadas em uma história infantil. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 29(4), 369–379. https://doi.org/10.1590/S0102-37722013000400003
Petrovska, I. V., & Trajkovski, V. (2019). Effects of a computer based intervention on emotion understanding in children with autism spectrum conditions. Journal of Autism and Developmental Disorders. https://doi.org/10.1007/s10803-019-04135-5
Piccinini, C. A. et al. (2001). Diferentes perspectivas na análise da interação pais-bebê/criança. Psicologia: Reflexão e Crítica, 14(3), 469–485. https://doi.org/10.1590/S0102-79722001000300004
Prem Kumar, K., Murugapriya, K., Varsha, M. R., Asmitha, R., & Sureka, S. (2020). Facial emotion recognition for autism children. International Journal of Innovative Technology and Exploring Engineering, 9(7), 1274–1278. https://doi.org/10.35940/ijitee.F3772.059720
Rosset, D. B., Rondan, C., Fonseca, D., Santos, A., Assouline, B., & Deruelle, C. (2007). Typical emotion processing for cartoon but not for real faces in children with autistic spectrum disorders. Journal of Autism and Developmental Disorders, 38, 919–925. https://doi.org/10.1007/s10803-007-0465-2
Schmidt, A.; Domeniconi, C.; Paulo, L.; Gracia, M. (2020). Learning pseudowords through shared storybook reading and auditory-visual pairing. Trends in Psychology, 28(4), 569–584.
https://doi.org/10.1007/s43076-020-00035-1
Silva, A. P. C., Del Prette, A., Del Prette, Z. A. A. (2013). Brincando e aprendendo habilidades sociais. Paco Editorial.
Skinner, B. F. (1953). Science and human behavior. Free Press.
Tamas, D., Brkic Jovanovic, N., Stojkov, S., Cvijanović, D., Meinhardt-Injac, B. (2024). Emotion recognition and social functioning in individuals with autism spectrum condition and intellectual disability. PLoS ONE, 19(3), e0300973. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0300973
Uono, S., Sato, W., Kochiyama, T., Yoshimura, S., Sawada, R., Kubota, Y., Sakihama, M., & Toichi, M. (2022). The structural neural correlates of atypical facial expression recognition in autism spectrum disorder. Brain Imaging and Behavior, 16, 1428–1440. https://doi.org/10.1007/s11682-021-00626-1
Webster, P. J., Wang, S., & Li, X. (2021). Review: posed vs. genuine facial emotion recognition and expression in autism and implications for intervention. Frontiers on Psychology, 12, 653112. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.653112
Wieckowski, A. T., Flynn, L. T., Richey, J. A., Gracanin, D., & White, S. W. (2020). Measuring change in facial emotion recognition in individuals with autism spectrum disorder: A systematic review. Autism, 1-22. https://doi.org/10.1177/1362361320925334
Williams, L. C. A., Aiello, A. L. R. (2001). O Inventário Portage Operacionalizado: intervenção com famílias. Editora Memnon.