Uso de histórias para ensino de reconhecimento de expressões faciais de emoções para crianças com TEA

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Ricardo Martinelli Bondioli
Miriana Biazim
https://orcid.org/0000-0002-6835-5575
Dra. Camila Domeniconi
https://orcid.org/0000-0003-0486-3543
Dra. Priscila Benitez
https://orcid.org/0000-0003-3501-7606

Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar um procedimento de ensino utilizando histórias sociais para identificação de quatro expressões emocionais faciais por crianças com TEA: alegria, surpresa, raiva e tristeza, e, em segunda instância e de forma concomitante, a aplicação de outros programas de ensino de áreas do desenvolvimento infantil (socialização, cognição, linguagem, autocuidado e desenvolvimento motor). Foram selecionadas três famílias com filhos com TEA e, por motivos de isolamento social da pandemia da Covid-19, os programas foram aplicados pelas mães, orientadas via telessaúde. As variáveis dependentes foram: pré e pós-teste do desempenho da criança no IPO, número de acertos nos programas gerais de socialização, número de acertos nos programas específicos de identificação de faces de emoções, pontuação no checklist de interação e engajamento dos vídeos de intervenção enviados pelas mães, pontuação na EVALOF (Escala de Avaliação da Linguagem Oral em Contexto Familiar) e medida de validade social das mães. A variável independente envolveu a aplicação do procedimento de ensino diretamente pelas mães. Os resultados apresentaram evolução das crianças (P2 e P3) na aquisição de novas habilidades de identificação de faces de expressões emocionais. Qualitativamente, analisaram-se aprimoramentos nas habilidades das mães na aplicação das atividades, e elas, no geral, mostraram-se muito satisfeitas com a participação delas e com o progresso dos filhos.

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Seção
Psicologia Clínica

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