Etapas do Protocolo de Intervenção Psicossocial para Professores Sobre Saúde Mental na Adolescência: Um Estudo Piloto
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os professores necessitam ser instrumentalizados para a promoção e prevenção da saúde mental de adolescentes por meio de intervenções psicossociais. Sobremaneira, incluí-los no rol de cuidados para agência de sua saúde e bem-viver, visto que, historicamente, o foco predominante do cuidado em saúde mental continua sendo o diagnóstico, a redução dos sintomas e a dependência excessiva de drogas psicotrópicas em detrimento de intervenções psicossociais. O presente estudo objetiva apresentar as etapas de elaboração de um protocolo de intervenção psicossocial sobre saúde mental na adolescência direcionada para professores. Para tanto serão descritos os processos: elaboração do protocolo preliminar, avaliação de especialistas e estudo piloto. A amostra foi composta por três profissionais experts no tema para avaliação do protocolo e dois professores integraram a etapa do estudo piloto. Os instrumentos utilizados foram Questionário de Literacia em Saúde Mental, Avaliação da Qualidade de vida, Escala de Impacto da Atividade no trabalho e Usabilidade da intervenção. A versão preliminar da intervenção foi inspirada nos princípios do Letramento em saúde mental e na literatura sobre saúde mental na escola. A avaliação dos especialistas indicou qualidade, pertinência e funcionalidade. Os resultados do estudo piloto, no que se referem à aplicabilidade e à utilidade da intervenção, apontaram que houve aumento no conhecimento sobre saúde mental e nas habilidades para resolução de problemas cotidianos. A proposta pretende servir aos profissionais no campo da Educação e da Psicologia, e, também, à pesquisa sobre os efeitos de intervenções psicossociais em saúde mental.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia: Teoria e Prática pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos não exclusivos de publicação do conteúdo.
Referências
Abbad, G. (1999). Um modelo integrado de avaliação do impacto do treinamento no trabalho–IMPACT. Brasília (DF): Universidade de Brasília.
Agyapong, B., Brett-MacLean, P., Burback, L., Agyapong, V. I. O., & Wei, Y. (2023). Interventions to reduce stress and burnout among teachers: A scoping review. International journal of environmental research and public health, 20(9), 5625.https://doi.org/10.3390/ijerph20095625
Allen, J., Balfour, R., Bell, R., & Marmot, M. (2014). Social determinants of mental health. International Review of Psychiatry, 26(4), 392–407. https://doi.org/10.3109/09540261.2014.928270
Lei n. 13935 de 11 de dezembro de 2019, Diário Oficial da União, Seção 1. (2019). http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/L13935.htm
Campos, L., Dias, P., Palha, F., Duarte, A., & Veiga, E. (2016). Development and psychometric properties of a new questionnaire for assessing mental health literacy in young people. Universitas Psychologica, 15(2), 61-72. https://doi.org/10.11144/Javeriana.upsyl5-2.dppq
Clark, H., Coll-Seck, A. M., Banerjee, A., Peterson, S., Dalglish, S. L., Ameratunga, S., & Costello, A. (2020). A future for the world's children? A WHO–UNICEF–Lancet Commission. The Lancet, 395(10224), 605-658. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(19)32540-1
Duagi, D., Carter, B., Farrelly, M., Lisk, S., Shearer, J., Byford, S., ... & Brown, J. S. (2024). Long-term effects of psychosocial interventions for adolescents on depression and anxiety: a systematic review and meta-analysis. EClinicalMedicine, 68(102382), https://doi.org/10.1016/j.eclinm.2023.102382
Fleck, M., Louzada, S., Xavier, M., Chachamovich, E. Vieira, G., Santos, L., & Pinzon, V. (2000). Aplicação da versão em português do instrumento abreviado de avaliação da qualidade de vida" WHOQOL-bref". Revista de saúde pública, 34, 178-183. https://doi.org/10.1590/S0034-89102000000200012
Gunawardena, H., Leontini, R., Nair, S. et al. Teachers as first responders: classroom experiences and mental health training needs of Australian schoolteachers. BMC Public Health 24(1), 268 (2024). https://doi.org/10.1186/s12889-023-17599-z
Jafari, A., Nejatian, M., Momeniyan, V., Barsalani, F. R., & Tehrani, H. (2021) . Mental health literacy and quality of life in Iran: a cross-sectional study. BMC Psychiatry 21(1), 1-11. https://doi.org/10.1186/s12888-021-03507-5
Jorm, A. F., Korten, A. E., Jacomb, P. A., Christensen, H., Rodgers, B., & Pollitt, P. (1997). “Mental health literacy”: a survey of the public's ability to recognise mental disorders and their beliefs about the effectiveness of treatment. Medical journal of Australia, 166(4), 182-186. https://doi.org/10.5694/j.1326-5377.1997.tb140071.x
Jorm, A. F., Kitchener, B. A., Sawyer, M. G., Scales, H., & Cvetkovski, S. (2010). Mental health first aid training for high school teachers: a cluster randomized trial. BMC psychiatry, 10, 1-12. https://doi.org/10.1186/1471-244X-10-51
Jorm, A. F. (2012). Mental health literacy: Empowering the community to take action for better mental health. American Psychologist, 67(3), 231–243. https://doi.org/10.1037/a0025957
Kutcher, S., Wei, Y., & Coniglio, C. (2016). Mental health literacy: Past, present, and future. The Canadian Journal of Psychiatry / La Revue canadienne de psychiatrie, 61(3), 154–158. https://doi.org/10.1177/0706743715616609
Liao, Y., Ameyaw, M. A., Liang, C., & Li, W. (2023). Research on the effect of evidence-based intervention on improving students’ mental health literacy led by ordinary teachers: a meta-analysis. International Journal of Environmental Research and Public Health, 20(2), 949. https://doi.org/10.3390/ijerph20020949
Lindsley, C. W. (2012). The top prescription drugs of 2011 in the United States: antipsychotics and antidepressants once again lead CNS therapeutics. ACS chemical neuroscience, 3(8), 630-631. https://doi.org/10.1021/cn3000923
Lopes, I. E., Nogueira, J. A. D., & Rocha, D. G. (2018). Eixos de ação do Programa Saúde na Escola e Promoção da Saúde: revisão integrativa. Saúde em Debate, 42, 773-789. https://doi.org/10.1590/0103-1104201811819
Loureiro, L. M., Rosa, A., Frajuca, M., Cunha, S., Correia, S., Morgado, T., & Costa, L. (2020). Primeira Ajuda em Saúde Mental: Contributo do programa para o incremento da literacia em saúde mental dos estudantes do ensino superior. Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social: RPICS, 6(2), 24-38. https://doi.org/10.31211/rpics.2020.6.2.184
Moore, T. J., & Mattison, D. R. (2017). Adult utilization of psychiatric drugs and differences by sex, age, and race. JAMA internal medicine, 177(2), 274-275. https://doi.org/10.1001/jamainternmed.2016.7507
Organización Panamericana de la salud [OPAS]. (2023). Una nueva agenda para la salud mental en las Américas: Informe de la Comisión de Alto Nivel sobre Salud Mental y COVID-19 de la Organización Panamericana de la Salud. World Health Organization.
Ní Chorcora, E., & Swords, L. (2021). Mental health literacy and help-giving responses of Irish primary school teachers. Irish Educational Studies, 41 (4), 735–751. https://doi.org/10.1080/03323315.2021.1899029
O’Reilly, M., Svirydzenka, N., Adams, S., & Dogra, N. (2018). Review of mental health promotion interventions in schools. Social psychiatry and psychiatric epidemiology, 53(7), 647-662. https://doi.org/10.1007/s00127-018-1530-1
Patel, V., Saxena, S., Lund, C., Kohrt, B., Kieling, C., Sunkel, C., ... & Herrman, H. (2023). Transforming mental health systems globally: principles and policy recommendations. The Lancet, 402(10402), 656-666. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(23)00918-2
Pratiwi, R., Rahmatulloh, A. R., Rahimatussalisa, R., & Nihayah, M. (2022). Portrait of mental health literacy in schools: Knowledge exploration of counseling teachers. KONSELI: Jurnal Bimbingan dan Konseling (E-Journal), 9(1), 15-26. https://doi.org/10.24042/kons.v9i1.10638
Petersen, I., Evans-Lacko, S., Semrau, M., Barry, M. M., Chisholm, D., Gronholm, P., & Thornicroft, G. (2016). Promotion, prevention and protection: interventions at the population-and community-levels for mental, neurological and substance use disorders in low-and middle-income countries. International journal of mental health systems, 10(1), 1-13. https://doi.org/10.1186/s13033-016-0060-z
Racine, N., McArthur, B. A., Cooke, J. E., Eirich, R., Zhu, J., & Madigan, S. (2021). Global prevalence of depressive and anxiety symptoms in children and adolescents during COVID-19: a meta-analysis. JAMA pediatrics, 175(11), 1142-1150. https://doi.org/10.1001/jamapediatrics.2021.2482
Sandoval, X. C. M., Navarrete, C. E. B., Pérez, S. S. T., Vergara–Barra, P. A., & Parada, B. D. L. C. V. (2019). Servicios de salud mental en contexto escolar. Humanidades Médicas, 19 (1), 47-64. ISSN 1727-8120 https://humanidadesmedicas.sld.cu/index.php/hm/article/view/1382
Scarf, D., Zimmerman, H., Winter, T., Boden, H., Graham, S., Riordan, B. C., & Hunter, J. A. (2020). Association of viewing the films Joker or Terminator: Dark Fate with prejudice toward individuals with mental illness. JAMA network open, 3(4), e203423 https://doi.org/10.1001%2Fjamanetworkopen.2020.3423
Sebastian, C. L., Pote, I., & Wolpert, M. (2021). Searching for active ingredients to combat youth anxiety and depression. Nature Human Behaviour, 5(10), 1266-1268. https://doi.org/10.1038/s41562-021-01195-5
Stigma, Prejudice and Discrimination Against People with Mental Illness. (2022, January 26). In American Psychiatric Association. http://www.psychiatry.org/patients-families/stigma-and-discrimination
Thiengo, D. L., Cavalcante, M. T., & Lovisi, G. M. (2014). Prevalência de transtornos mentais entre crianças e adolescentes e fatores associados: uma revisão sistemática. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 63, 360-372. https://doi.org/10.1590/0047-2085000000046
Trindade, M. S., Arteche, A. X., & Rocha, K. B. (2022). Intervenções psicossociais em saúde mental para professores: uma revisão narrativa. Research, Society and Development, 11(14), e10111436079-e10111436079. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i14.36079
United Nations Children’s Fund, The State of the World’s Children 2021: On My Mind – Promoting, protecting and caring for children’s mental health, UNICEF, New York, October 2021. ISBN: 978-92-806-5285-7 https://www.unicef.org/lac/en/reports/state-of-the-worlds-children-2021-on-my-mind
Vieira, M. A., Gadelha, A. A., Moriyama, T. S., Bressan, R. A., & Bordin, I. A. (2014). Evaluating the effectiveness of a training program that builds teachers’ capability to identify and appropriately refer middle and high school students with mental health problems in Brazil: an exploratory study. BMC public health, 14(1), 1-12. https://doi.org/10.1186/1471-2458-14-210
World Health Organization (1998). Division of Health Promotion, Education, and Communication. Health promotion glossary. World Health Organization. https://apps.who.int/iris/handle/10665/64546.
World Health Organization (2014). Social determinants of mental health. World Health Organization.https://apps.who.int/iris/handle/10665/112828.
World Health Organization. (2019). The WHO special initiative for mental health (2019-2023): universal health coverage for mental health. World Health Organization. https://apps.who.int/iris/handle/10665/310981.
Yamaguchi, S., Foo, J. C., Nishida, A., Ogawa, S., Togo, F., & Sasaki, T. (2020). Mental health literacy programs for school teachers: A systematic review and narrative synthesis. Early intervention in psychiatry, 14(1), 14-25. https://doi.org/10.1111/eip.12793
Yamaguchi, S., Foo, J. C., Kitagawa, Y., Togo, F., & Sasaki, T. (2021). A survey of mental health literacy in Japanese high school teachers. BMC psychiatry, 21(1), 1-9. https://doi.org/10.1186/s12888-021-03481-y
Zangerl, K. E., Hoernke, K., Andreas, M., Dalglish, S. L., Kelman, I., Nilsson, M., ... & McMahon, S. A. (2024). Child health prioritisation in national adaptation policies on climate change: a policy document analysis across 160 countries. The Lancet Child & Adolescent Health. https://doi.org/10.1016/S2352-4642(24)00084-1