Etapas do Protocolo de Intervenção Psicossocial para Professores Sobre Saúde Mental na Adolescência: Um Estudo Piloto

Conteúdo do artigo principal

Magliane Soares Trindade
https://orcid.org/0000-0002-2067-6310
Kátia Bones Rocha
https://orcid.org/0000-0001-7603-1709
Adriane Xavier Arteche

Resumo

Os professores necessitam ser instrumentalizados para a promoção e prevenção da saúde mental de adolescentes por meio de intervenções psicossociais. Sobremaneira, incluí-los no rol de cuidados para agência de sua saúde e bem-viver, visto que, historicamente, o foco predominante do cuidado em saúde mental continua sendo o diagnóstico, a redução dos sintomas e a dependência excessiva de drogas psicotrópicas em detrimento de intervenções psicossociais. O presente estudo objetiva apresentar as etapas de elaboração de um protocolo de intervenção psicossocial sobre saúde mental na adolescência direcionada para professores. Para tanto serão descritos os processos: elaboração do protocolo preliminar, avaliação de especialistas e estudo piloto. A amostra foi composta por três profissionais experts no tema para avaliação do protocolo e dois professores integraram a etapa do estudo piloto. Os instrumentos utilizados foram Questionário de Literacia em Saúde Mental, Avaliação da Qualidade de vida, Escala de Impacto da Atividade no trabalho e Usabilidade da intervenção. A versão preliminar da intervenção foi inspirada nos princípios do Letramento em saúde mental e na literatura sobre saúde mental na escola. A avaliação dos especialistas indicou qualidade, pertinência e funcionalidade. Os resultados do estudo piloto, no que se referem à aplicabilidade e à utilidade da intervenção, apontaram que houve aumento no conhecimento sobre saúde mental e nas habilidades para resolução de problemas cotidianos. A proposta pretende servir aos profissionais no campo da Educação e da Psicologia, e, também, à pesquisa sobre os efeitos de intervenções psicossociais em saúde mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Psicologia e Educação

Referências

Abbad, G. (1999). Um modelo integrado de avaliação do impacto do treinamento no trabalho–IMPACT. Brasília (DF): Universidade de Brasília.

Agyapong, B., Brett-MacLean, P., Burback, L., Agyapong, V. I. O., & Wei, Y. (2023). Interventions to reduce stress and burnout among teachers: A scoping review. International journal of environmental research and public health, 20(9), 5625.https://doi.org/10.3390/ijerph20095625

Allen, J., Balfour, R., Bell, R., & Marmot, M. (2014). Social determinants of mental health. International Review of Psychiatry, 26(4), 392–407. https://doi.org/10.3109/09540261.2014.928270

Lei n. 13935 de 11 de dezembro de 2019, Diário Oficial da União, Seção 1. (2019). http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/L13935.htm

Campos, L., Dias, P., Palha, F., Duarte, A., & Veiga, E. (2016). Development and psychometric properties of a new questionnaire for assessing mental health literacy in young people. Universitas Psychologica, 15(2), 61-72. https://doi.org/10.11144/Javeriana.upsyl5-2.dppq

Clark, H., Coll-Seck, A. M., Banerjee, A., Peterson, S., Dalglish, S. L., Ameratunga, S., & Costello, A. (2020). A future for the world's children? A WHO–UNICEF–Lancet Commission. The Lancet, 395(10224), 605-658. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(19)32540-1

Duagi, D., Carter, B., Farrelly, M., Lisk, S., Shearer, J., Byford, S., ... & Brown, J. S. (2024). Long-term effects of psychosocial interventions for adolescents on depression and anxiety: a systematic review and meta-analysis. EClinicalMedicine, 68(102382), https://doi.org/10.1016/j.eclinm.2023.102382

Fleck, M., Louzada, S., Xavier, M., Chachamovich, E. Vieira, G., Santos, L., & Pinzon, V. (2000). Aplicação da versão em português do instrumento abreviado de avaliação da qualidade de vida" WHOQOL-bref". Revista de saúde pública, 34, 178-183. https://doi.org/10.1590/S0034-89102000000200012

Gunawardena, H., Leontini, R., Nair, S. et al. Teachers as first responders: classroom experiences and mental health training needs of Australian schoolteachers. BMC Public Health 24(1), 268 (2024). https://doi.org/10.1186/s12889-023-17599-z

Jafari, A., Nejatian, M., Momeniyan, V., Barsalani, F. R., & Tehrani, H. (2021) . Mental health literacy and quality of life in Iran: a cross-sectional study. BMC Psychiatry 21(1), 1-11. https://doi.org/10.1186/s12888-021-03507-5

Jorm, A. F., Korten, A. E., Jacomb, P. A., Christensen, H., Rodgers, B., & Pollitt, P. (1997). “Mental health literacy”: a survey of the public's ability to recognise mental disorders and their beliefs about the effectiveness of treatment. Medical journal of Australia, 166(4), 182-186. https://doi.org/10.5694/j.1326-5377.1997.tb140071.x

Jorm, A. F., Kitchener, B. A., Sawyer, M. G., Scales, H., & Cvetkovski, S. (2010). Mental health first aid training for high school teachers: a cluster randomized trial. BMC psychiatry, 10, 1-12. https://doi.org/10.1186/1471-244X-10-51

Jorm, A. F. (2012). Mental health literacy: Empowering the community to take action for better mental health. American Psychologist, 67(3), 231–243. https://doi.org/10.1037/a0025957

Kutcher, S., Wei, Y., & Coniglio, C. (2016). Mental health literacy: Past, present, and future. The Canadian Journal of Psychiatry / La Revue canadienne de psychiatrie, 61(3), 154–158. https://doi.org/10.1177/0706743715616609

Liao, Y., Ameyaw, M. A., Liang, C., & Li, W. (2023). Research on the effect of evidence-based intervention on improving students’ mental health literacy led by ordinary teachers: a meta-analysis. International Journal of Environmental Research and Public Health, 20(2), 949. https://doi.org/10.3390/ijerph20020949

Lindsley, C. W. (2012). The top prescription drugs of 2011 in the United States: antipsychotics and antidepressants once again lead CNS therapeutics. ACS chemical neuroscience, 3(8), 630-631. https://doi.org/10.1021/cn3000923

Lopes, I. E., Nogueira, J. A. D., & Rocha, D. G. (2018). Eixos de ação do Programa Saúde na Escola e Promoção da Saúde: revisão integrativa. Saúde em Debate, 42, 773-789. https://doi.org/10.1590/0103-1104201811819

Loureiro, L. M., Rosa, A., Frajuca, M., Cunha, S., Correia, S., Morgado, T., & Costa, L. (2020). Primeira Ajuda em Saúde Mental: Contributo do programa para o incremento da literacia em saúde mental dos estudantes do ensino superior. Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social: RPICS, 6(2), 24-38. https://doi.org/10.31211/rpics.2020.6.2.184

Moore, T. J., & Mattison, D. R. (2017). Adult utilization of psychiatric drugs and differences by sex, age, and race. JAMA internal medicine, 177(2), 274-275. https://doi.org/10.1001/jamainternmed.2016.7507

Organización Panamericana de la salud [OPAS]. (2023). Una nueva agenda para la salud mental en las Américas: Informe de la Comisión de Alto Nivel sobre Salud Mental y COVID-19 de la Organización Panamericana de la Salud. World Health Organization.

Ní Chorcora, E., & Swords, L. (2021). Mental health literacy and help-giving responses of Irish primary school teachers. Irish Educational Studies, 41 (4), 735–751. https://doi.org/10.1080/03323315.2021.1899029

O’Reilly, M., Svirydzenka, N., Adams, S., & Dogra, N. (2018). Review of mental health promotion interventions in schools. Social psychiatry and psychiatric epidemiology, 53(7), 647-662. https://doi.org/10.1007/s00127-018-1530-1

Patel, V., Saxena, S., Lund, C., Kohrt, B., Kieling, C., Sunkel, C., ... & Herrman, H. (2023). Transforming mental health systems globally: principles and policy recommendations. The Lancet, 402(10402), 656-666. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(23)00918-2

Pratiwi, R., Rahmatulloh, A. R., Rahimatussalisa, R., & Nihayah, M. (2022). Portrait of mental health literacy in schools: Knowledge exploration of counseling teachers. KONSELI: Jurnal Bimbingan dan Konseling (E-Journal), 9(1), 15-26. https://doi.org/10.24042/kons.v9i1.10638

Petersen, I., Evans-Lacko, S., Semrau, M., Barry, M. M., Chisholm, D., Gronholm, P., & Thornicroft, G. (2016). Promotion, prevention and protection: interventions at the population-and community-levels for mental, neurological and substance use disorders in low-and middle-income countries. International journal of mental health systems, 10(1), 1-13. https://doi.org/10.1186/s13033-016-0060-z

Racine, N., McArthur, B. A., Cooke, J. E., Eirich, R., Zhu, J., & Madigan, S. (2021). Global prevalence of depressive and anxiety symptoms in children and adolescents during COVID-19: a meta-analysis. JAMA pediatrics, 175(11), 1142-1150. https://doi.org/10.1001/jamapediatrics.2021.2482

Sandoval, X. C. M., Navarrete, C. E. B., Pérez, S. S. T., Vergara–Barra, P. A., & Parada, B. D. L. C. V. (2019). Servicios de salud mental en contexto escolar. Humanidades Médicas, 19 (1), 47-64. ISSN 1727-8120 https://humanidadesmedicas.sld.cu/index.php/hm/article/view/1382

Scarf, D., Zimmerman, H., Winter, T., Boden, H., Graham, S., Riordan, B. C., & Hunter, J. A. (2020). Association of viewing the films Joker or Terminator: Dark Fate with prejudice toward individuals with mental illness. JAMA network open, 3(4), e203423 https://doi.org/10.1001%2Fjamanetworkopen.2020.3423

Sebastian, C. L., Pote, I., & Wolpert, M. (2021). Searching for active ingredients to combat youth anxiety and depression. Nature Human Behaviour, 5(10), 1266-1268. https://doi.org/10.1038/s41562-021-01195-5

Stigma, Prejudice and Discrimination Against People with Mental Illness. (2022, January 26). In American Psychiatric Association. http://www.psychiatry.org/patients-families/stigma-and-discrimination

Thiengo, D. L., Cavalcante, M. T., & Lovisi, G. M. (2014). Prevalência de transtornos mentais entre crianças e adolescentes e fatores associados: uma revisão sistemática. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 63, 360-372. https://doi.org/10.1590/0047-2085000000046

Trindade, M. S., Arteche, A. X., & Rocha, K. B. (2022). Intervenções psicossociais em saúde mental para professores: uma revisão narrativa. Research, Society and Development, 11(14), e10111436079-e10111436079. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i14.36079

United Nations Children’s Fund, The State of the World’s Children 2021: On My Mind – Promoting, protecting and caring for children’s mental health, UNICEF, New York, October 2021. ISBN: 978-92-806-5285-7 https://www.unicef.org/lac/en/reports/state-of-the-worlds-children-2021-on-my-mind

Vieira, M. A., Gadelha, A. A., Moriyama, T. S., Bressan, R. A., & Bordin, I. A. (2014). Evaluating the effectiveness of a training program that builds teachers’ capability to identify and appropriately refer middle and high school students with mental health problems in Brazil: an exploratory study. BMC public health, 14(1), 1-12. https://doi.org/10.1186/1471-2458-14-210

World Health Organization (1998). Division of Health Promotion, Education, and Communication. Health promotion glossary. World Health Organization. https://apps.who.int/iris/handle/10665/64546.

World Health Organization (‎2014)‎. Social determinants of mental health. World Health Organization.https://apps.who.int/iris/handle/10665/112828.

World Health Organization. (‎2019)‎. The WHO special initiative for mental health (‎2019-2023)‎: universal health coverage for mental health. World Health Organization. https://apps.who.int/iris/handle/10665/310981.

Yamaguchi, S., Foo, J. C., Nishida, A., Ogawa, S., Togo, F., & Sasaki, T. (2020). Mental health literacy programs for school teachers: A systematic review and narrative synthesis. Early intervention in psychiatry, 14(1), 14-25. https://doi.org/10.1111/eip.12793

Yamaguchi, S., Foo, J. C., Kitagawa, Y., Togo, F., & Sasaki, T. (2021). A survey of mental health literacy in Japanese high school teachers. BMC psychiatry, 21(1), 1-9. https://doi.org/10.1186/s12888-021-03481-y

Zangerl, K. E., Hoernke, K., Andreas, M., Dalglish, S. L., Kelman, I., Nilsson, M., ... & McMahon, S. A. (2024). Child health prioritisation in national adaptation policies on climate change: a policy document analysis across 160 countries. The Lancet Child & Adolescent Health. https://doi.org/10.1016/S2352-4642(24)00084-1