BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA SOBRE TEORIA DA CONTABILIDADE: O QUE SE ENCONTRA NOS LIVROS?

Autores

  • Sandro Vieira Soares USP
  • Ernesto Fernando Rodrigues Vicente UFSC

Resumo

A disciplina de Teoria da Contabilidade é ministrada em cursos de graduação, mestrado e doutorado no Brasil e como disciplina acadêmica possui ementa e bibliografia própria. O objetivo desta pesquisa é analisar quais os conteúdos que são encontrados nos modernos livros de Teoria da Contabilidade brasileiros utilizados nas salas de aula de todo o país. A pesquisa foi classificada como descritiva, qualitativa e bibliográfica. Os resultados apontam que os sete livros analisados, além de apresentarem alta frequência nas bibliografias das disciplinas, possuem uma abrangência de conteúdo que engloba as ementas sugeridas por todas as pesquisas anteriores encontradas. A bibliografia analisada também abrange os tópicos de Teoria da Contabilidade abordados pelo Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade e do Exame Nacional de Cursos do Ministério da Educação. Os sete livros analisados também abordam um conjunto de temas que abrange a maior parte dos conteúdos abordados pelos pronunciamentos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis. Este trabalho sugere, por fim, a adoção ou acréscimo das obras analisadas como bibliografia básica da disciplina de Teoria da Contabilidade em Cursos de graduação em Ciências Contábeis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Vieira Soares, USP

Doutorando em Controladoria e Contabilidade - USP

Ernesto Fernando Rodrigues Vicente, UFSC

Doutor em Administração - USP

Referências

ADELBERY, Arthur H.; RAZEK, Joseph R. The Cloze Procedure: A Methodology for Determining the Understandability of Accounting Textbooks. Accounting Review, v. 59, n. 1, p. 109-122, jan. 1984.

ANDRADE, Cacilda Soares de. O ensino de contabilidade introdutória nas universidades públicas do Brasil. 2002. 136p. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

ANDRADE, Jesusmar Ximenes ; MARTINS, Gilberto de Andrade . Compreensibilidade de Livros-texto de Contabilidade: um estudo empírico com a utilização da técnica Cloze. In: Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 4., 2004, São Paulo. Anais... São paulo: USP, 2004.

BRASIL. Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm> . Acesso em: 31 jan. 2012.

BRASIL. Lei n. 12.249 de 11 de junho de 2010. Institui o Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento de Infraestrutura [...] altera [...]os Decretos-Leis nos 9.295, de 27 de maio de 1946 [...]. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12249.htm>. Acesso em: 31 jan. 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CFE s.n., de 8 de fevereiro de 1963. Fixa os mínimos de conteúdo e duração dos cursos de Ciências Atuariais, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Passarinho, Yesis Ilícia (org). Resoluções e Portarias do Conselho Federal de Educação -1962/1978. Brasília: DF – CFE – 1979.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CFE n. 3, de 3 de outubro de 1992. Fixa os mínimos de conteúdo e duração do curso de graduação em Ciências Contábeis.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES n. 10, de 16 de dezembro de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces10_04.pdf>. Acesso em 31 jan. 2012.

CARNEIRO, Juarez Domingues et al. Proposta Nacional de Conteúdo para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis. 2. ed. rev. e atual. Brasília: Fundação Brasileira de Contabilidade, 2009.

DAVIDSON, Ronal A. Analysis of the complexity of writing used in accounting textbooks over the past 100 years. Accounting Education, v. 14, n. 1, p. 53-74, mar, 2005.

DILLEY, Merrill B. Textbooks Used in Accounting Courses. Accounting Review, v. 42, n. 4, p. 800, 1967.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

HORVITZ, Jerome S.; JENSEN, Herbert L. Systematic evaluations of tax accounting textbooks. Accounting Review, v. 54, n. 4, p. 800, out. 1979.

LUNKES, Rogério João et al. Considerações sobre as funções da Controladoria nos Estados Unidos, Alemanha e Brasil. Revista Universo Contábil, Blumenau, 5, dez. 2009.

MADEIRA, Geová José; MENDONÇA, Kênia Fabiana Cota; ABREU, Simone Martins. A disciplina teoria a contabilidade nos exames de suficiência e provão. Contabilidade Vista e Revista, Belo Horizonte, ed. especial, p. 103-122, nov. 2003.

MARION, José Carlos. A disciplina Teoria da Contabilidade nos cursos de graduação – algumas considerações. Contabilidade Vista e Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 3-8,out. 1997.

MARTINS, Gilberto de Andrade THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para Ciências Sociais Aplicadas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

PLUCINSKI, Kenneth J. Readability of Cost Accounting Textbooks. Business Education Innovation Journal, v. 3, n. 1, p. 15-20, 2011.

PLUCINSKI, Kenneth J. Readability of Intermediate Accounting Textbooks. Academy of Education Leadership Journal, v. 14, n. 2, p. 49-57, 2010.

PLUCINSKI, Kenneth J.; OLSAVSKY, John; HALL, Linda. Readability of Introductory Financial and Managerial Accounting Textsbooks. Academy of Education Leadership Journal, v. 13, n. 4, p. 119-127, 2009.

RAUPP, Fabiano Maury et al. O ensino de contabilidade de custos nos cursos de graduação em administração do Estado de Santa Catarina. Associação Brasileira de Custos. Vol. IV, nº 2, mai-ago, 2009.

RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado. Contando História: o Departamento de Contabilidade e Atuária – FEA/USP entre números e palavras. São Paulo: D’Escrever Editora, 2009.

SÁ, Antonio Lopes de. História geral e das doutrinas da Contabilidade. São Paulo: Atlas, 1997.

SCHMIDT, Paulo SANTOS, José Luiz dos. História da Contabilidade: foco na evolução das escolas do pensamento contábil. São Paulo: Atlas, 2008a.

SCHMIDT, Paulo SANTOS, José Luiz dos. História da Contabilidade: foco nos grandes pensadores. São Paulo: Atlas, 2008b.

SOARES, Sandro V.; SILVA, Gabriel R.; PFITSCHER, Elisete. D. Teoria da Contabilidade: o que se Ensina nos Cursos de Ciências Contábeis das Universidades Federais Brasileiras?. Revista de Contabilidade da UFBA, v. 5, p. 45-57, 2011.

SOARES, Sandro V. et al. Evolução do currículo de Contabilidade no Brasil desde 1809. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 10, n. 30, p. p. 27-42, 2012.

SOUZA, Antônio Artur de; et al. Ensino da Contabilidade Gerencial: Estudo dos Cursos de Ciências Contábeis das Melhores Universidades Brasileiras. Revista Contemporânea de Contabilidade. Vol. 1, n°.10, p. 69-90, Jul./Dez., 2008.

THEÓPHILO, Carlos Renato et al. O ensino da Teoria da Contabilidade no Brasil. Contabilidade Vista & Revista, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 3-10, dez. 2000.

THOMPSON, Joel E.. Paton, William Andrew (1889-1991). In: CHATFIELD, Michael VANDERMEERSCH, Richard (Comp.). The history of accounting: an international encyclopedia. New York: Garland Publishing, Inc., 1996. p. 453-454.

Downloads

Publicado

2015-02-02

Como Citar

Soares, S. V., & Vicente, E. F. R. (2015). BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA SOBRE TEORIA DA CONTABILIDADE: O QUE SE ENCONTRA NOS LIVROS?. Práticas Em Contabilidade E Gestão, 2(1). Recuperado de https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/6913

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)