O Futuro dos controles internos: alinhando estratégias e tecnologias para uma governança eficaz

Autores

  • Leonardo Tadeu Soares Programa de Pós Graduação em Administração do Desenvolvimento de Negócios - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Controles internos, Governança, Tecnologia digital

Resumo

No cenário corporativo atual, a gestão eficaz de riscos e a implementação de controles internos robustos são fundamentais para a sustentabilidade e o sucesso das organizações. O futuro dos controles internos depende da capacidade das organizações de integrar estratégias de governança eficazes, adotar tecnologias emergentes e promover uma cultura organizacional sólida. Frameworks como ITIL e COBIT fornecem diretrizes valiosas para alinhar os serviços de TI aos objetivos estratégicos, enquanto a gestão de riscos em TI assegura a continuidade e a segurança das operações. Além disso, a adaptação às novas regulamentações e a capacitação de especialistas são essenciais para enfrentar os desafios emergentes na governança corporativa. Ao abordar esses aspectos de forma integrada, as empresas estarão mais preparadas para navegar em um ambiente de negócios cada vez mais complexo e dinâmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Tadeu Soares, Programa de Pós Graduação em Administração do Desenvolvimento de Negócios - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Administração do Desenvolvimento de Negócios (Mackenzie), MBA em Gestão de Negócios e Projetos (FIA), Graduado em Direito (Mackenzie) e em Processamento de Dados (FATEC). Mais de vinte certificações internacionais e nacionais em governança, riscos, compliance, auditoria, prevenção a lavagem de dinheiro e tecnologia. Conselheiro Consultivo do Observatório Social do Brasil, Coordenador do Comitê de Riscos e Compliance do IBDEE - Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial, Coordenador GT Canal de Denúncias e Investigações Internas do IPACOM - Instituto Paranaense de Compliance.

Referências

Deloitte (2025). Pesquisa da Deloitte mostra que 58% das grandes empresas do Brasil têm controles de riscos alinhados à estratégia de negócios. Deloitte Notícias. Resgatado em 10 de março de 2025 de: https://www.deloitte.com/br/pt/about/press-room/future-of-controls.html.

Lara, Mario. (2025). Desafíos y riesgos emergentes para la gobernanza empresarial. El País, 12 de janeiro de 2025. Resgatado em 10 de março de 2025 de: https://elpais.com/economia/negocios/2025-01-12/desafios-y-riesgos-emergentes-para-la-gobernanza-empresarial.html?utm_source=chatgpt.com.

Granados, Óscar. (2024). El reto de encontrar especialistas en medio de una avalancha regulatoria. El País, 29 de novemnro de 2024. Resgatado em 10 de março de 2025 de: https://elpais.com/economia/especial-rsc/2024-11-29/el-reto-de-encontrar-especialistas-en-medio-de-una-avalancha-regulatoria.html?utm_source=chatgpt.com.

Downloads

Publicado

2025-05-01

Como Citar

Soares, L. T. (2025). O Futuro dos controles internos: alinhando estratégias e tecnologias para uma governança eficaz. Práticas Em Contabilidade E Gestão, 13(2). Recuperado de https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/17823