Práticas de leitura e os textos de divulgação científica em livros didáticos de língua portuguesa

Autores

  • Jéssica Máximo Garcia Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

gêneros midiáticos, divulgação científica, leitura

Resumo

Este artigo objetiva evidenciar como os textos de divulgação científica são trabalhados pelos livros didáticos de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental (do sexto ao nono ano) aprovados pelo PNLD-2014. Seu principal objetivo é verificar como as abordagens pedagógicas voltadas para o trabalho com a leitura de textos de divulgação científica podem proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades relativas às práticas de linguagem. Levamos em consideração as questões sobre múltiplas linguagens na escola (ROJO; MOURA, 2012), assim como os estudos de mídias na educação (BALTAR, 2008, 2009) e Kleiman (2001) no que diz respeito à leitura. Os resultados podem trazer benefícios para a reflexão sobre as relações existentes no processo de escolarização dos gêneros realizado pelos livros didáticos.

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Publicado

2020-11-18

Como Citar

Máximo Garcia, J. (2020). Práticas de leitura e os textos de divulgação científica em livros didáticos de língua portuguesa. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 20(3), 184–196. Recuperado de https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/13082