Dois irmãos

Romance e HQ em sala de aula

Autores

  • Adrieli Aparecida Svinar Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Christiane Silveira Batista Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Adaptação, Método recepcional, Letramento literário

Resumo

Milton Hatoum (2000), e de sua adaptação homônima em HQ, de Fábio Moon e Gabriel Bá (2015), uma reflexão sobre as adaptações (HUTCHEON, 2011) e seu uso em sala de aula, embasadas, principalmente, no método recepcional (BORDINI; AGUIAR, 1988) e no letramento literário de Magda Soares (2006) e Rildo Cosson (2009). Além disso, almeja-se destacar a relevância do trabalho do professor como um mediador capaz de compreender e utilizar os novos suportes midiáticos no ensino básico.

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Biografia do Autor

Adrieli Aparecida Svinar Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestranda em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), e graduada também em Letras pela mesma universidade. Atualmente, é integrante do Grupo de Estudo InterArtes e membro da comissão organizadora do Seminário de Literatura e Arte Contemporânea (SELAC), evento realizado anualmente desde 2016.

Christiane Silveira Batista, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), especialização em Língua Espanhola pela Faculdade Internacional Signorelli e graduação em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente, exerce o cargo de Técnica em Assuntos Educacionais na UFGD; é bolsista-formadora em língua espanhola no Centro de Formação UFGD, integrante do Grupo de Estudo InterArtes e coordenadora do Seminário de Literatura e Arte Contemporânea (SELAC), evento realizado anualmente desde 2016.

Referências

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Publicado

2020-11-18

Como Citar

Oliveira, A. A. S., & Batista, C. S. (2020). Dois irmãos: Romance e HQ em sala de aula. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 20(3), 168–183. Recuperado de https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/12809