O Terminal de passageiros em aeroportos urbanos como "Terceiro Espaço"
O caráter local e público a partir de uma leitura ilustrada dos processos de transformação dos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont
DOI:
https://doi.org/10.5935/cadernospos.v22n1p151-170Palavras-chave:
Aeroporto central; Terminal de passageiros; Terceiro-espaço.Resumo
A partir de uma leitura histórico-urbana do sistema formado pelos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont, estudou-se a interface entre o lado-ar e o lado-terra em terminais aeroportuários urbanos (ou centrais). Em uma das estapas desta investigação, analisou-se as potenciais convergências de uso dessa interface – público/privado, veloz/lento – como terceiros espaços indutores de urbanidade local, em posição crítica à noção de aerotrópole predominantemente atrelada aos novos grandes aeroportos periféricos. Entende-se que, embora contemporâneos entre si e com vocações complementares, esses espaços tomou rumos próprios na rede de conexões aéreas, o que originou distintas, ou até contrastantes, relações de urbanidade. A metodologia teórico-empírica, que abrangeu revisão bibliográfica, análise de projeto e pesquisa iconográfica dos espaços virtual, teve como objetivo um comparativo entre ambos os casos, entendendo, por fim, se ou como a cidade os apropriou ou reivindica relações amistosas destes equipamentos.
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