Indicadores de Sustentabilidade Urbana
Palavras-chave:
sustentabilidade, cidades, indicadoresResumo
Dado o explosivo crescimento das cidades no inicio do século XXI, vê-se a necessidade de estabelecer novos critérios e sugestões para um desenvolvimento sustentável das metrópoles e de melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. O crescimento das aglomerações urbanas acarreta não apenas problemas ambientais, como também instabilidade social. Ao passo que desenvolvemos novas tecnologias e aumentamos as riquezas, contribuímos para o desequilíbrio social, elevando os níveis de pobreza. É importante analisar o papel do setor público em relação ao planejamento da cidade e políticas estabelecidas, de que maneiras essas condicionantes foram responsáveis pela forma que os bairros se estabeleceram e se desenvolveram. Da mesma forma que o desafio da reinvenção das cidades nesse novo século não pode ser solucionado apenas com ação do poder publico, é fundamental a ação do poder privado para essa mudança de perspectiva.
Torna-se necessário um diagnóstico da situação vigente de nossas cidades, em prol da criação de novas propostas e ideias que contribuam para uma qualidade de vida das futuras gerações. Entenda-se isso como um desenvolvimento sustentável ambiental, econômico e social. Sendo assim, este artigo propõe a construção de indicadores de sustentabilidade urbana, capazes de avaliar e monitorar a sustentabilidade. Promover a integração da sustentabilidade ao processo de planejamento urbano nas cidades brasileiras através de recomendações para os setores privado e público no desejo de se promover cidades mais sustentáveis.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.