Design em Busca da Sustentabilidade em Aglomerados Produtivos: A Experiência na Produção de Móveis no Amapá
Palavras-chave:
design, móveis, sustentabilidade, Arranjos Produtivos Locais, políticas públicasResumo
A sustentabilidade não tem sido diretamente contemplada pelas políticas de design no Brasil, mas foi, na última década, introduzida de uma forma mais generalizada dentro do projeto de desenvolvimento social do governo. Nesse âmbito, destacam-se as atividades promovidas em Arranjos Produtivos Locais (APL), agrupamentos de empresas organizadas em torno de um conjunto específico de atividades produtivas, que têm recebido grande incentivo institucional. Este artigo procura contribuir para a reflexão sobre as estratégias baseadas em design aplicadas em aglomerados de empresas, através de um estudo de caso — o APL moveleiro do Amapá — realizado com base em uma pesquisa de campo empreendida entre 2004 e 2009. A primeira seção esclarece o conceito de APL e suas relações com a questão da inovação, bem como a maneira pela qual as políticas de design se inserem no contexto das ações tecnológicas de estímulo aos aglomerados. A seção seguinte faz um apanhado das atividades de design desenvolvidas no Arranjo Produtivo moveleiro do Amapá. A terceira e a quarta seções discutem aspectos que foram determinantes para as estratégias aí adotadas: a procura de uma identidade cultural por meio do design e a articulação dos direcionamentos de design com a atividade moveleira como um todo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.