Uma Reflexão sobre os Modelos de Campi Universitários e a Formação de Espaços Coletivos
Palavras-chave:
campus universitário, espaço coletivo, Universidade Diego PortalesResumo
Desde as primeiras universidades na Idade Média até os dias atuais é possível identificar vários modelos de campi universitários e diferentes maneiras como esses se relacionam com a cidade. O presente artigo tem como objetivo analisar as características de um campus urbano aberto, e suas contribuições para a requalificação do espaço urbano e a criação de uma dimensão coletiva. Para isso, será realizado um percurso histórico que posiciona, ante o papel das universidades, os modelos de campi universitários, enfocando como objeto de análise o Bairro Universitário de Santiago do Chile (BUS) e a Universidade Diego Portales (UDP). Procura-se enfatizar nesse objeto a relação que o conjunto de edifícios que o constitui estabelece com o espaço coletivo e suas características arquitetônicas e urbanísticas, que permitem a articulação desse campus à cidade, como seu elemento requalificador. Dessa forma, é possível sugerir que as características do campus urbano aberto identificam um modelo indicado para a criação de espaços coletivos com qualidade. Este trabalho procura contribuir para a área de conhecimento ao elucidar a formação de espaços coletivos, especialmente na configuração de campi universitários integrados ao tecido da cidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.