Capela de São Miguel Paulista: O Projeto de Restauro como Ferramenta de Entendimento das Novas Linguagens do Patrimônio.

Autores

  • Tânia Cristina Bordon Mioto

Palavras-chave:

Chapel of St. Michael, historic heritage, restoration, Capela de São Miguel do Arcanjo, patrimônio histórico e restauração

Resumo

O Este trabalho busca conhecer e sumarizar a metodologia de projeto de restauro da Capela de São Miguel Arcanjo, em São Paulo, no propósito de entender os posicionamentos de intervenção que possibilitaram reintegrá-la à comunidade, bem como conhecer os procedimentos determinantes nessa nova qualificação. Pretende-se, assim, investigar essa situação que lhe conferiu importância e relacionar as ações da fase pioneira do Iphan com as da intervenção atual. Nessa fase, deve-se demonstrar que etapas preliminares e executivas acabavam acontecendo simultaneamente, com empirismo de métodos de trabalho, visíveis nas inacabadas pesquisas documentais, nos frágeis registros orais, na ausência de técnicos e laboratórios e, ainda, pela falta de experiência anterior. A partir dos efeitos da história na identidade do Monumento, com interesse nos resultados — à luz dos documentos existentes — propõe-se compreender as conexões de maior relevância que colaboraram para desenvolver o tema do patrimônio. Confrontados os conteúdos das cartas patrimoniais, tentou-se conhecer como, na realidade de execução, as características espaciais, históricas e estéticas se destacam no processo de intervenção. Também se polemizou acerca das teorias de restauro, fundamentais em relação às condutas, mostrando que o título de patrimônio nos torna conscientes dos fatos e cientes sobre as atitudes e suas consequências.

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Publicado

2012-04-22

Como Citar

MIOTO, T. C. B. Capela de São Miguel Paulista: O Projeto de Restauro como Ferramenta de Entendimento das Novas Linguagens do Patrimônio. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 2, 2012. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/6060. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

Resumos de Teses e Dissertações