Duvidando da Cidade: Uma Experiência Pedagógica de Leituras e Apropriações do Espaço Urbano Contemporâneo

Autores

  • Ricardo Luis Silva Centro Universitário Senac

Palavras-chave:

intersubjetividade, alteridade urbana, ensino de arquitetura, colagem, psicogeografia

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência pedagógica gestada e desenvolvida dentro do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Senac, nas disciplinas chamadas Projetos Integradores. Disciplinas que tratam da cidade e das relações entre seus habitantes e os espaços urbanos. Disciplinas que propõem aos alunos que pensem, que reflitam, que experimentem a cidade e todos as suas contradições. Experiências amparadas em conceitos como o caminhar, o corpo, o cotidiano, a alteridade.   Mais do que relatos de tais práticas pedagógicas com seus heterogêneos resultados (que em essência são pouco relevantes para a reflexão proposta), o que se pretende com este artigo é apresentar uma possível cartografia pedagógica, buscando em conjunto com os alunos um pensamento crítico mais subjetivo e incorporado que poderia se tornar uma compreensão de realidade cotidiana e uma consciência propositiva de uma cidade plural e dissensual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Luis Silva, Centro Universitário Senac

Arquiteto formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre e doutor pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor na área de Teoria e Estética da Metrópole no Centro Universitário Senac. Pesquisador nas áreas da subjetividade e inutilidade na Arquitetura e Cidade, Psicogeografia e Representação.

Downloads

Publicado

2018-07-27

Como Citar

SILVA, R. L. Duvidando da Cidade: Uma Experiência Pedagógica de Leituras e Apropriações do Espaço Urbano Contemporâneo. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 20, 2018. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/2018.1.Silva. Acesso em: 13 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos