Duvidando da Cidade: Uma Experiência Pedagógica de Leituras e Apropriações do Espaço Urbano Contemporâneo
Palavras-chave:
intersubjetividade, alteridade urbana, ensino de arquitetura, colagem, psicogeografiaResumo
Este artigo apresenta uma experiência pedagógica gestada e desenvolvida dentro do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Senac, nas disciplinas chamadas Projetos Integradores. Disciplinas que tratam da cidade e das relações entre seus habitantes e os espaços urbanos. Disciplinas que propõem aos alunos que pensem, que reflitam, que experimentem a cidade e todos as suas contradições. Experiências amparadas em conceitos como o caminhar, o corpo, o cotidiano, a alteridade. Mais do que relatos de tais práticas pedagógicas com seus heterogêneos resultados (que em essência são pouco relevantes para a reflexão proposta), o que se pretende com este artigo é apresentar uma possível cartografia pedagógica, buscando em conjunto com os alunos um pensamento crítico mais subjetivo e incorporado que poderia se tornar uma compreensão de realidade cotidiana e uma consciência propositiva de uma cidade plural e dissensual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.