Maquetes de Papelão no Estudo de Forma, Espaço e Luz: Exercício Estruturado Aplicado em Projeto de Arquitetura do Primeiro Ano
Palavras-chave:
Maquetes, papelão, exercício, projeto, arquiteturaResumo
A prática do ensino de projeto requer reflexões constantes, que apontem caminhos para potencializar o aprendizado e construir o pensar arquitetônico. O presente artigo descreve a experiência de aplicação de um exercício aos alunos de Projeto de Arquitetura I do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo, com o objetivo de apresentar fundamentos arquitetônicos antes do primeiro contato do estudante com o projeto arquitetônico. A atividade compreende o uso de modelos em papelão para experimentação e criação de formas tridimensionais, para o estudo de composição espacial, e para a percepção da luz natural em espaços internos. Este trabalho contextualiza a atividade no conjunto acadêmico, expõe a abordagem pedagógica, descreve os desafios e dinâmicas propostas e apresenta trabalhos produzidos por alunos. Finalmente, proporciona reflexões sobre a prática do ensino de projeto e possíveis aperfeiçoamentos do exercício.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.