A Evacuação Emergencial em Edifícios Históricos e o Comportamento Humano: uma Revisão de Literatura

Autores

  • Ivana Righetto Moser Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0003-3759-8811
  • João Carlos Souza Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

comportamento humano em evacuação, evacuação de emergência, evacuação em edifícios históricos, edificação histórica, revisão de literatura.

Resumo

Este artigo busca conhecer quais as relações entre o comportamento humano e os sistemas de evacuação em casos de incêndio em edifícios históricos. Para tanto, utilizou-se o método SystematicSearchFlow na realização de uma busca sistemática, junto à literatura, de trabalhos correlatos. Nessa busca, encontrou-se 218 documentos, dentre os quais, após análise, considerou-se que 4 documentos pautavam os assuntos de interesse. A análise possibilitou o mapeamento de títulos, autores, data da publicação, nacionalidade das instituições, número de pesquisadores nas equipes, revista científica de publicação, objetivos teóricos, métodos de pesquisa, palavras-chave, citações, relações entre o comportamento humano e os sistemas de saída e recomendações para trabalhos futuros. O pequeno número de estudos encontrados na literatura é um indicativo de que a relação entre o comportamento humano e as saídas do sistema de incêndio em edifícios históricos não foi estudada suficientemente. Percebe-se que há a necessidade de um maior número de pesquisas para um melhor entendimento do assunto e, consequentemente, melhores soluções acerca da proteção da vida humana e dos acervos históricos em edifícios tombados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-27

Como Citar

MOSER, I. R.; SOUZA, J. C. A Evacuação Emergencial em Edifícios Históricos e o Comportamento Humano: uma Revisão de Literatura. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 20, 2018. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/2018.1.Moser. Acesso em: 12 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos