A UnB de Darcy Ribeiro e Oscar Niemeyer
Palavras-chave:
Brasília, UnB, ensinos de arquitetura, arquitetura moderna.Resumo
Este texto é parte integrante da minha tese de doutorado, intitulada Os primeiros mestrandos da FAU-UnB: de um passado que não se construiu[1]. Aqui procuram-se os meandros e as conexões entre as personagens e o período inicial da Universidade de Brasília. Além disso, o envolvimento ativo de grandes nomes da arquitetura da época, tanto no apoio político e intelectual à criação, bem como no envolvimento acadêmico. Apesar de em sua formação inicial, o curso ser essencialmente composto de arquitetos provenientes da escola carioca, o contexto local e as questões sociais do momento promoveram um debate intenso. Se por um lado há uma imensa vontade de inovar, por outro, os questionamentos e as críticas fervilham tanto na construção, quanto no ensino de arquitetura.
Contexto propício às experimentações, o curso de arquitetura e urbanismo já nasce com graduação e pós-graduação. Seus alunos participam ativamente ora do ensino, ora dos projetos e das construções do campus, rebatendo a prática no discurso e dele reescrevendo a sua prática.
[1] ALIAGA FUENTES, M. Os primeiros mestrandos da FAU-UnB: de um passado que não se construiu. Brasília, DF: Universidade de Brasília, 2017.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.