A funcionalidade de softwares leitores de tela a partir de uma webquest interdisciplinar

Autores

  • Adriana da Paixão Santos Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP)
  • Carmem Virgínia Moraes da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Resumo

Este trabalho pretendeu investigar a funcionalidade de softwares, especificamente os leitores de tela, por alunos cegos, a partir da utilização de uma WebQuest interdisciplinar, com base nos fundamentos da Acessibilidade Digital, que é a capacidade de um produto ser flexível o suficiente para atender às necessidades e preferências do maior número possível de pessoas, além de ser compatível com tecnologias assistivas usadas por pessoas com necessidades especiais. O corpus da pesquisa constituiu-se em quatro alunos cegos matriculados em séries diferentes no Colégio Antônio Vieira, Segmento de Educação de Jovens e Adultos (Ejacav), localizado na cidade de Salvador – Bahia. Os resultados encontrados apontam a dificuldade desses alunos para encontrar um programa leitor de tela que satisfaça plenamente suas necessidades acadêmicas, proporcionando-lhes pleno acesso aos conteúdos digitais a eles apresentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-06-26

Como Citar

da Paixão Santos, A., & Moraes da Silva, C. V. (2015). A funcionalidade de softwares leitores de tela a partir de uma webquest interdisciplinar. Revista Trilha Digital, 2(1). Recuperado de https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/TDig/article/view/8202

Edição

Seção

Artigos