Motivação de Voluntários: Proposição de um Modelo Teórico

Autores

  • Carlos Eduardo Cavalcante Universidade Federal da Paraíba
  • Washington José de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Anderson Luiz Rezende Mól Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Trabalho voluntário. Motivação no trabalho voluntário. Gestão de Ongs. Motivação. Terceiro setor.

Resumo

O presente estudo propõe modelo estrutural para caracterizar motivos que levam indivíduos ao trabalho voluntário. O espaço empírico do estudo foi a Pastoral da Criança - organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Instituição, de base comunitária, desenvolve trabalhos baseados em valores cristões como ajuda ao próximo,  fraternidade, solidariedade e partilha do saber. O referencial teórico discute elementos do trabalho voluntário a partir de autores nacionais e internacionais como os trabalhos de Wilson (2000), Clary, Snyder e Ridge (1992), Bussell e Forbes (2002), Cnaan, Handy e Wadsworth (1996), Penner (2002), no exterior, e os de Figueiredo (2005), Souza, Lima e Marques (2008), Sampaio (2004), Souza e Carvalho (2006), Piccoli (2009) e Vervloet (2009), em contexto brasileiro. A partir de Mostyn (1983), Carvalho e Souza (2006), Souza, Medeiros e Fernandes (2006), Souza et al (2009, 2010), Cavalcante et al (2011a, 2011b, 2011c, 2012) são abordados conceitos de voluntariado e reflexões teóricas de motivação voluntária, que conduziram à construção do modelo  testado. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário fechado com 21 indicadores, em 2 visitas a cidades da Diocese de Pesqueira/PE. A primeira coleta de dados ocorreu no período entre 30 de maio e 3 de junho de 2011, na cidade Buique /PE, e, a segunda, na cidade de Pesqueira/PE, entre 6 e 8 de julho de 2011. Foram aplicados 720 questionários no total. A amostra foi dividida em duas partes. Com a primeira foi feita Análise Fatorial Exploratória e, com a segunda, Análise Fatorial Confirmatória, por meio da Modelagem das Equações Estruturais. O exame dos resultados alcançados pelo modelo das expectativas permite concluir pela validade e confiabilidade do instrumento. Assim, as expectativas do voluntário da Pastoral da Criança é explicada por um conjunto de interações entre os cinco atributos testados: Altruísmo, Afetivo, Amigável, Ajustado e Ajuizado.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba

Departamento de Administração da Universidade Federal da Paraíba

Washington José de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Anderson Luiz Rezende Mól, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

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Publicado

2014-09-08

Edição

Seção

Gestão Humana e Social