A influência dos valores organizacionais na percepção de suporte organizacional a partir da concepção dos colaboradores do setor bancário
Palavras-chave:
valores organizacionais, suporte organizacional, setor bancário, percepção dos colaboradores, pesquisa survey.Resumo
Este estudo tem como objetivo compreender a influência dos valores organizacionais na percepção de suporte organizacional, sob a perspectiva dos colaboradores do setor bancário público e privado. Para o alcance deste objetivo, partiu-se de duas perspectivas teóricas. A primeira refere-se à abordagem defendida por Oliveira e Tamayo (2004) de que os valores organizacionais influenciam o comportamento dos indivíduos e orientam a vida da organização, atuando como elementos integradores compartilhados por seus membros. A segunda está associada ao suporte organizacional, relacionado às crenças globais desenvolvidas pelo colaborador sobre a extensão em que a organização valoriza as suas contribuições e cuida do seu bem-estar, conforme a abordagem de Eisenberger et al. (1986). Visando atingir o objetivo do estudo, realizou-se uma pesquisa de caráter descritivo do tipo survey, para o levantamento e análise dos resultados. O instrumento preenchido por 332 colaboradores do setor bancário foi baseado no Inventário de Perfis de Valores Organizacionais (IPVO) de Oliveira e Tamayo (2004) e Escala de Percepção de Suporte Organizacional (EPSO) desenvolvida por Eisenberger et al. (1986) e validada no contexto brasileiro por Siqueira (1995). Os principais resultados encontrados expõem que os valores organizacionais prioritários das instituições bancárias, segundo a percepção dos colaboradores, foram o Domínio e o Prestígio, enquanto os valores Bem-estar, Autonomia e Realização ocuparam lugares inferiores na hierarquia. Em relação ao suporte organizacional este apresentou nível moderado de incidência. Ainda, a análise de regressão múltipla revelou que os valores organizacionais exercem influência na percepção do suporte organizacional. O modelo de regressão indicou que a variável dependente Suporte Organizacional foi explicada em 70,2% pelos fatores Autonomia e Realização, Domínio e Bem-estar. Assim, identificou-se que os valores organizacionais exercem influência sobre a percepção de suporte social no trabalho, corroborando os pressupostos teóricos defendidos por Goodwin, Costa e Adonu (2004) e Giles (2003). Do ponto de vista de sua aplicação, o presente estudo identificou como as prioridades da organização estão sendo percebias pelos indivíduos, fornecendo valiosas informações que podem contribuir para o planejamento de ações voltadas para o desenvolvimento, o bem-estar e a satisfação dos colaboradores do setor bancário.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.