Uma Escala para Mensuração da Importância Percebida pelos Docentes sobre a Abordagem Sócio-Ambiental nos Cursos de Administração de Empresas
Palavras-chave:
sustentabilidade, abordagem sócio-Ambiental, instrumento de mensuração, cursos de Administração, percepção dos professores.Resumo
As empresas representam uma entidade de grande poder sobre a sociedade com relação à sustentabilidade. As decisões tomadas pelas organizações geram impactos significativos sobre a sociedade. Neste sentido, torna-se importante saber qual a importância atribuída pelos profissionais de educação a temas como gestão ambiental e sustentabilidade, principalmente em cursos de administração, já que eles são o principal veículo de formação dos futuros gestores. Esta foi a preocupação de Costa et al. (2008), quando os autores avaliaram a importância atribuída por professores para a área da Gestão ambiental. O presente trabalho constitui-se uma extensão daquela pesquisa, à medida que se busca abordar conceitos sugeridos pelos autores, mas ainda não contemplados. O objetivo geral do estudo é a proposta de uma escala para mensuração da importância da Abordagem Sócio-Ambiental nos Cursos de Administração na percepção dos docentes. O mapeamento dos construtos e sua forma de operacionalização deram-se através da revisão de literatura e por meio da avaliação de pesquisadores doutores da área. Na segunda fase, realizou-se uma análise fatorial exploratória com o objetivo de verificar o ajustamento das dimensões delineadas na proposição da escala. Para testar a confiabilidade foi utilizado o alpha de Cronbach. Os resultados indicaram a adequação da estrutura fatorial e uma boa consistência dos construtos e itens utilizados para mensuração. A aplicação do instrumento com 100 professores mostrou que os docentes têm consciência da sua importância no desenvolvimento da compreensão dos discentes com relação ao assunto. Segundo eles, esta uma temática relevante, que ainda não é adequadamente tratada. A maioria dos entrevistados vincula a sustentabilidade a aspectos ambientais, negligenciando as demais questões ao conceito. Como implicação gerencial, sugere-se aos gestores de IES que ofereçam capacitação aos professores não somente sobre o assunto, mas principalmente sobre os recursos didáticos para tratá-lo, de forma a despertar nestes profissionais o interesse por essa área e promover o desenvolvimento de discussões em sala de aula. O melhor desenvolvimento de valores pessoais sobre sustentabilidade nos discentes figura como implicação social deste estudo, uma vez que as decisões desses futuros gestores serão reflexo da qualidade dessa educação.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.