Tipos de narrador na ficção escocesa contemporânea de Irvine Welsh e James Kelman

Autores

  • Luis Felipe Rhoden Freitas Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Patrícia Chittoni Ramos Reuillard Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Narrador. Focalização. Tradução. Adaptação. Literatura escocesa contemporânea.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar diferentes tipos de narrador em excertos dos textos literários dos autores escoceses Irvine Welsh e James Kelman. Os autores são muito aclamados, fazem parte da assim chamada Renascença escocesa na literatura, e suas obras levantam a discussão sobre o tipo de narrador. O estudo será baseado nas reflexões de teóricos da narratologia que investigaram a questão do narrador/focalizador, tal como Gérard Genette e sua então inovadora obra, Discours du Récit e a partir dela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Felipe Rhoden Freitas, Instituto Federal do Rio Grande do Sul


Professor no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Osório, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faz doutorado com afastamento/incentivo do IFRS.

Patrícia Chittoni Ramos Reuillard, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora na linha Terminologia, Lexicografia e Tradução: relações textuais do Programa de Pós-Gradução em Letras da UFRGS, Doutora pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

2020-04-01

Como Citar

Freitas, L. F. R., & Ramos Reuillard, P. C. (2020). Tipos de narrador na ficção escocesa contemporânea de Irvine Welsh e James Kelman. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 22(1), 1–13. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/11671

Edição

Seção

Literatura