CHAMADA 2026/2: Dossiê Temático - O discurso desinformativo: temas, abordagens, perspectivas
Anunciamos a chamada para publicação de artigos no dossiê temático do segundo número de 2026, v. 28, n. 2 (maio/2026): O discurso desinformativo: temas, abordagens, perspectivas
Data de início das submissões: 04/06/2025
Prazo final de submissão: 03/11/2025
Comissão organizadora:
Paolo Demuru
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Franciscu Sedda
Universidade de Cagliari
Os textos submetidos serão avaliados por pareceristas pelo sistema blind review.
Recomendamos a leitura das Diretrizes para Autores antes de fazer a submissão.
Ementa:
A desinformação está no bojo do debate público contemporâneo. Diversos e de diversas extração disciplinar foram as pesquisadoras e os pesquisadores que, ao longo das últimas duas décadas, debruçaram-se sobre o assunto, enquadrando-o a partir de seus respectivos pontos de vista: comunicacional, informacional, computacional, histórico, sociológico, cultural, psicológico, pedagógico, linguístico, semiótico. Paralelamente, fora dos recintos acadêmicos, jornalistas, agências de checagem, instituições públicas e privadas, órgãos governamentais nacionais e organizações internacionais, como a UNESCO, entre outras, engajaram-se na análise e no desmonte de fake news e outros textos desinformativos, bem como em projetos de literacia midiática (media literacy), finalizados ao letramento dos cidadãos.
Os estudos do discurso têm contribuído de modo incisivo tanto para a compreensão quanto para o enfrentamento da desinformação. No entanto, apesar dos esforços até agora realizados, muito ainda pode, e precisa, ser feito. Hoje como nunca, saber reconhecer e avaliar criticamente os procedimentos e as estratégias linguístico-semióticas utilizadas para produzir crenças e efeitos de verdades tornou-se essencial para a sobrevivência das democracias do Norte e do Sul Global. Trata-se de garantir o desenvolvimento de modelos teóricos e ferramentas analíticas que favoreçam a identificação das gramáticas internas a uma dada linguagem, suas articulações recíprocas, os gêneros textuais, as estratégias retóricas, as formas e os formatos das narrativas, as estruturas e as hierarquias de poder que fundam a produção do discurso desinformativo.
Tendo em vista este cenário, a Revista Todas as Letras abre a chamada para o envio de artigos ao dossiê “O discurso desinformativo: temas, abordagens, perspectivas”. Precisa-se que o termo “desinformação” é aqui compreendido em seu sentido mais amplo, que inclui tanto as fake news propriamente ditas quanto manifestações discursivas mais abrangentes, como as teorias de conspiração. A opção de abordar a desinformação enquanto discurso releva, nesse sentido, um posicionamento preciso: longe de querer definir e estabelecer “o que é” desinformação, nosso objetivo é buscar compreender “como” ela se constrói, suas múltiplas facetas, seus possíveis arranjos, suas formas expressivas e de conteúdo, as articulações entre as primeiras e as segundas.
Tópicos de interesse incluem, mas não se limitam a:
- Estratégias discursivas de construção do discurso desinformativo
- Gêneros do discurso desinformativo
- Textos desinformativos: linguagens e formatos utilizados para sua construção, bem como suas articulações sincréticas
- Discurso desinformativo, argumentação e retórica
- Desinformação e redes sociais
- Desinformação e política
- Desinformação e saúde
- Desinformação e mudanças climáticas
- Desinformação e ciência
- Discursos conspiratórios
- Estratégias discursivas de combate à desinformação